Doutor Seraphim destaca importância do 7 de setembro
Doutor Seraphim destacou a importância histórica do 7 de Setembro e defendeu o compromisso da sociedade com São Caetano e o país
- Publicado: 04/09/2026 19:03
- Alterado: 04/09/2026 19:03
- Autor: Gabriel de Jesus
O presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, vereador Doutor Seraphim (PL), utilizou a tribuna do Legislativo na terça-feira (1º) para destacar a importância histórica e cívica da Independência do Brasil, celebrada no dia 7 de setembro.
O pronunciamento ocorreu durante a 25ª Sessão Ordinária da Casa. Na ocasião, o parlamentar relembrou o processo que culminou na independência brasileira, em 1822, quando Dom Pedro I proclamou a separação do Brasil em relação à Coroa Portuguesa às margens do Riacho do Ipiranga.
“Esta data nos convida a refletir sobre a construção do nosso país e sobre os valores que queremos preservar”, afirmou Doutor Seraphim.
Doutor Seraphim destaca atuação das cidades
Durante o discurso, Doutor Seraphim ressaltou que a celebração do 7 de Setembro não deve se limitar à lembrança dos acontecimentos históricos.
Para o presidente do Legislativo, a construção do país também depende da participação da população e dos representantes públicos nas cidades e comunidades onde vivem.
“Celebrar a Independência é celebrar nossa capacidade de construir o próprio destino, reconhecendo que a responsabilidade dessa construção começa onde vivemos, em nossas cidades e em nossas comunidades”, destacou.
A fala relacionou os ideais de autonomia associados à Independência do Brasil à participação da sociedade na construção de políticas e ações que impactam diretamente a vida da população.
Compromisso com São Caetano
Ao concluir o pronunciamento, Doutor Seraphim defendeu uma postura ativa tanto da sociedade quanto dos agentes públicos, associando o significado da independência nacional ao compromisso cotidiano com o município.
O vereador afirmou que a data pode ser utilizada como momento de reflexão sobre o futuro do país e sobre a responsabilidade de cada cidadão na construção de uma sociedade mais participativa.
“Que o 7 de Setembro não seja apenas uma lembrança histórica, mas uma oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com São Caetano do Sul e com o futuro do Brasil”, finalizou.