Data: 18/09/2019 17:51 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Workshop da FFF capacita bolsistas da Frente de Trabalho

Projeto faz parte do Florestan Solidária e teve como tema produção e comercialização de bolos


 2º Workshop para Geração de Renda
2º Workshop para Geração de Renda

Crédito: Mauro Pedroso

Ana Cláudia de Lima é apaixonada por culinária e tem o sonho de fazer da atividade a principal renda de sua família. “Eu sempre gostei de cozinhar e hoje eu pude aprender qual a melhor forma de comercializar o que eu produzo. Depois de tirar todas as dúvidas, minha maior vontade agora é colocar isso em prática”, destacou.

Ana foi uma das 12 bolsistas da Frente de Trabalho que participaram na tarde desta terça-feira, 17/09, do 2º Workshop para Geração de Renda promovido pela Fundação Florestan Fernandes na cozinha-escola da instituição. A atividade tem como objetivo oferecer aos participantes oportunidade de capacitação para exercer um novo ofício.

Maria Jovina de Jesus trabalha há um ano e meio na Secretaria de Transportes e se interessou pelo workshop justamente pela possibilidade de se recolocar no mercado de maneira autônoma após o final de seu contrato na Frente de Trabalho. “Com as dicas e receitas que recebemos no curso, percebemos como é fácil. Agora é preciso colocar tudo isso em prática e seguir em frente”, pontuou.

A aula foi ministrada pela professora Edith Amaral e seus alunos do curso de Confeitaria da FFF e apresentou a receita de um bolo amanteigado que pode ser vendido de diversas maneiras e sabores mudando poucos ingredientes. Além disso, foi mostrado aos bolsistas noções básicas de cálculo de gastos e margens de lucro.

A ideia das oficinas surgiu com o propósito da Prefeitura de Diadema em oferecer capacitação para bolsistas da Frente de Trabalho. “São workshops rápidos que podem contribuir para que, ao final da bolsa, essas pessoas tenham mais oportunidades de iniciarem uma nova ocupação. Nosso objetivo também é despertar a prática da cidadania nos alunos que ficam super orgulhosos em poder ajudar o próximo com o conhecimento que estão adquirindo no curso que realizam na Fundação Florestan Fernandes”, destacou a diretora-presidente da Fundação Florestan Fernandes, Margareti Sanches.

Florestan Solidária

sse workshop faz parte do Projeto Florestan Solidária, que teve início no primeiro semestre de 2019 e engloba todas as ações que acontecem tradicionalmente ao longo do ano e utilizando a infraestrutura e conhecimentos técnicos e práticos da Fundação em favor da sociedade.

Frente de Trabalho

O Programa Frente de Trabalho tem o intuito de inserir moradores em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Os bolsistas participam de programas de melhorias na cidade, como Mãos à Obra e Nossa Escada, Seu Acesso. Atualmente 300 pessoas estão empregadas.

A iniciativa tem se tornado uma forma de renda e qualificação profissional. Para participar, os candidatos devem ficar atentos à seleção que ocorre a cada dois anos. Todos os inscritos devem residir em Diadema e estar desempregados há, no mínimo, seis meses. Os critérios de classificação envolvem questões como renda, número de dependentes, tempo de desemprego e escolaridade.

Comente aqui