Data: 06/07/2022 15:17 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema
UBS Casa Grande é a oitava a receber o Programa UBS Nota 10
Crédito: Dino Santos

UBS Casa Grande é a oitava a receber o Programa UBS Nota 10

Melhorias na unidade foram entregues na amanhã desta quarta-feira

A Prefeitura de Diadema entregou na manhã desta quarta-feira (6) as melhorias do Programa UBS Nota 10 na Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Grande. O prefeito José de Filippi Júnior e a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, visitaram a unidade para conferir de perto as mudanças.

A equipe de zeladoria/manutenção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fez reparos em paredes com infiltração, conserto de forros e revitalização de portas e caixilhos. A unidade ganhou novas placas de identificação e também foi feita a pintura externa e interna de acordo com a nova padronização visual da rede municipal. Os funcionários ganharam novos uniformes, foi instalada vigilância patrimonial por videomonitoramento 24h, totem emissor de senhas e as equipes receberam tablets para fazer teleconsulta.

Todas as melhorias foram feitas com recursos municipais e a unidade recebeu emendas parlamentares dos vereadores Orlando Vitoriano e Jeferson Leite.

O prefeito José de Filippi Júnior lembrou da inauguração da unidade. “Estamos entregando a nova UBS Casa Grande. No meu primeiro mandato, em 1993, inauguramos essa UBS. Mas ela estava precisando de uma reforma e de uma revitalização e foi o que fizemos. Agora a nossa equipe vai cuidar da prestação de serviços para a população com apoio do Conselho Gestor. É dessa forma que vamos fazer a saúde de Diadema avançar para todos”, ressaltou o chefe do Executivo.

A secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, garantiu que os avanços não param por aí. “O nosso compromisso segue sendo o de trabalhar para melhorar cada dia mais o sistema de saúde de Diadema. Ainda teremos muitas outras novidades para celebrar”, afirmou a secretária.

A conselheira Maria Elisabete dos Santos Simioni elogiou o trabalho. “Essa UBS nunca trouxe problemas graves, mas houve uma melhora de 100%, tanto para os funcionários como para os munícipes. A UBS está equipada, a estética chama atenção e ficou fantástica, a população vai gostar muito”. Morador do bairro há quase 40 anos, Elias Rodrigues Souza concorda com a conselheira. “A UBS ficou linda. Gostei muito do que foi feito aqui”.

Localizada na região leste da cidade, a UBS Casa Grande é a oitava UBS a ser contemplada. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e oferece durante todo esse período consultas médicas, de enfermagem e de saúde bucal, acolhimento, procedimentos de enfermagem, vacinação, visitas domiciliares, grupos educativos e dispensação de medicamentos.

A UBS Casa Grande é referência para 21.246 pacientes cadastrados e conta atualmente com 62 profissionais, entre agentes administrativos, agentes comunitários de saúde, médicos generalistas, equipe de enfermagem e de saúde bucal, equipe NASF, e outros, além de equipe terceirizada de limpeza.

Programa UBS Nota 10

Com o propósito de qualificar a Atenção Básica do município, o Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana”, já passou pelas UBSs Nações, Centro, Vila Paulina, Ruyce, Nova Conquista, Conceição e Piraporinha, o que representa 40% das UBS de Diadema. A próxima unidade a ser contemplada é a UBS São José. A meta é que todas as 20 UBS sejam beneficiadas pelo programa até o final de 2022.

O programa prevê 10 pontos de melhorias. São eles: equipe médica completa, investimento no sistema de abastecimento de remédios e insumos vigilância patrimonial por videomonitoramento 24h, revitalização do espaço físico e padronização visual, manutenção preventiva, equipe de higiene e limpeza, entrega de novos uniformes aos funcionários, treinamento e sensibilização das equipes para a garantia de um atendimento de qualidade à população, rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta (até o final de 2022)

A iniciativa faz parte do contrato de gestão estabelecido com a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), para gerenciamento, operacionalização e execução das ações em serviços de saúde para a rede assistencial a saúde de Diadema.

+ Saúde

Agenda de Eventos

Artigo seguinte