Data: 31/10/2019 10:38 / Autor: Heitor Bisi / Fonte: Secom-PMD

Sindipeças recebe palestra Diadema de Portas Abertas para Sua Empresa

Foram explicados o Plano de Desenvolvimento Econômico e os benefícios oferecidos pelo Programa de Incentivos Fiscais para a instalação de novas indústrias e para as já estabelecidas


Crédito: Thiago Benedetti

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Diadema esteve, na tarde desta quarta, 30/10, na sede do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, na cidade de São Paulo, para apresentar a palestra “Diadema de Portas Abertas para Sua Empresa”. O evento foi uma realização conjunta entre a Prefeitura e o Sindipeças. Na ocasião, foram explicados aos presentes o Plano de Desenvolvimento Econômico e os benefícios oferecidos pelo Programa de Incentivos Fiscais para a instalação de novas indústrias e para as já estabelecidas no município.

O Sindipeças atua diretamente no desenvolvimento e fortalecimento do setor que reúne empresas de pequeno, médio e grande portes. São cerca de 500 associados, de capital nacional e estrangeiro, que fornecem para todas as montadoras brasileiras e para o mercado de reposição, que supre as demandas de frota de mais de 42 milhões de veículos. Também exportam para cerca de 180 países.

Ele também auxilia seus associados com serviços dirigidos, baseados em quatro pilares de atuação: Estímulo ao Crescimento da Indústria, Informação e Capacitação, Representatividade e Defesa da Indústria e Associativismo.

A palestra foi apresentada pelo secretário de Finanças, Francisco Rocha, pelo coordenador do programa de Desenvolvimento Econômico, Israel Borges de Oliveira, e pelo diretor de Rendas da Secretaria, Michel Ito. Pelo Sindipeças, participaram da reunião Amaury Souza, assessor Administrativo-Financeiro; Carlos Cavalcanti, assessor de Economia; Luciano Pedregal, assessor de Relações Governamentais; e Helena Cristina Coelho, assessora de Imprensa.

O evento foi dividido em três partes - explicação do Plano de Desenvolvimento Econômico, explanação do Programa de Incentivos Fiscais e esclarecimento de dúvidas - e durante a palestra os presentes receberam material de apoio.

Ao final do encontro, os assessores encaminharão o Plano para o Grupo Diretivo da entidade para que os principais setores que a compõem (Comércio Exterior e Fomento à Exportação, Mercado de Reposição, Grupos de Trabalho, Assessoria Jurídica, Programa de Apoio à Pequena e Média Empresa - PME) conheçam as vantagens fiscais oferecidas às empresas.

“A visita ao Sindipeças foi muito importante pois 50% do parque industrial de Diadema é composto pelo setor de autopeças”, afirmou Francisco Rocha. “Nos encontros, demonstramos como os incentivos fiscais do Plano podem beneficiar a todos, empresas e Prefeitura. A intenção é que essas ações destinadas às empresas já instaladas e as que vierem a se instalar gerem mais empregos e renda para o município”, afirma Francisco Rocha.

Esta é a segunda visita que a Prefeitura realiza com entidades do setor produtivo para apresentar o Plano. No último dia 10 de outubro, ela esteve no Sindibor - Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus no Estado de São Paulo. “A receptividade foi tão positiva que o próprio sindicato se prontificou a realizar, em Diadema, uma nova reunião para as 102 empresas associadas que atuam na cidade”, conclui Francisco Rocha

Plano de Desenvolvimento Econômico

O Plano de Desenvolvimento Econômico é resultado de discussões iniciadas em 2017, com o Forum da Cidade, que debateu a revisão do Plano Diretor, e conta, ainda, com a pesquisa de Origem e Destino e a Vocacional que buscam garantir o crescimento da cidade para os próximos anos.

Durante a elaboração do Plano, a Prefeitura teve a participação de entidades como CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e ACE (Associação Comercial e Industrial de Diadema) que juntos discutiram pontos que pudessem assegurar o fortalecimento das empresas já instaladas na cidade.

Programa de Incentivos Fiscais

Além da melhor logística da região, em decorrência de sua proximidade com o Porto de Santos, Rodoanel e aeroportos, Diadema oferece um pacote de benefícios, por meio do Programa de Incentivos Fiscais, à empresas que queiram se instalar no município ou tenham interesse em  expandir seus negócios e gerar mais empregos. Apoiada pela Lei Complementar 453, de 25/10/2018, essa é a maior campanha do gênero já realizada em Diadema e faz parte do Plano de Desenvolvimento Econômico.

Os empresários de Diadema estão recebendo, desde o início do mês de agosto, a visita de técnicos da Secretaria de Finanças em encontros ocorridos nas próprias empresas e também no Paço Municipal e entidades de classe. O objetivo é auxiliar o entendimento da Lei e orientar na análise de qual o benefício mais adequado.

Durante as visitas, os empresários têm suas dúvidas esclarecidas e também recebem a cartilha “Programa de Incentivos Fiscais – Diadema de Portas Abertas para sua Empresa”.

A nova Lei de Incentivos Fiscais permite a empresas industriais, comerciais, cooperativas e prestadores de serviços terem descontos em Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - ITBI, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN e taxas. A instalação, ampliação, modernização e reativação da atividade econômica de empresas optantes pelo Simples Nacional, considerando a função social e expressão econômica do empreendimento, também terão incentivos revertidos em descontos no IPTU de 50% por até 5 anos.

Comente aqui