Data: 11/05/2021 10:57 / Autor: Redação / Fonte: Shopping Praça da Moça

Shopping Praça da Moça abriga exposição Mulheres em Cena

Imagens dos fotógrafos Marco Aurélio Olímpio e João Caldas Filho destacam participação feminina das artes à administração pública


Zezé Motta
Zezé Motta

Crédito: Marco Aurélio Olimpo/ Divulgação

O que Elza Soares, uma enfermeira e uma vice-prefeita têm em comum? A resposta, aparentemente óbvia, vai muito além do fato de serem todas mulheres. Mas cabe ao espectador esmiuçar cada uma das camadas que a exposição Mulheres em Cena tenta nos oferecer.

O trabalho, que o público poderá conferir no Shopping Praça da Moça entre 7 e 23 de maio, é também uma celebração à trajetória de 34 mulheres registradas pelos fotógrafos Marco Aurélio Olímpio e João Caldas Filho, especialmente selecionadas para dar uma dimensão da representatividade feminina no Brasil - sem, no entanto, recorrer a legendas ideológicas.

"A ideia foi criar uma exposição plural que apresentasse Mulheres interessantes nas mais variadas áreas profissionais, desde ícones da música e do teatro a nomes como o da vice-prefeita Patty Ferreira e da enfermeira Débora do Rosário, ambas de Diadema", conta Olímpio.

Há, ainda, espaço para uma provocação: a escolha da cantora Liniker, mulher trans, preta e uma das grandes vozes dissonantes das lutas LGBTQI no país.

Para além das pautas consideradas urgentes, a exposição pode ser vista também como uma verdadeira aula aberta de fotografia. Cada imagem, seja em cor ou em PB, carrega o apuro técnico de dois mestres que, juntos, somam quase 70 anos de experiência. Ambos também possuem trajetórias marcadas não só pela precisão como pela sensibilidade na escolha de cada cena a ser registrada.

Assim, nomes como Bibi Ferreira, Marília Pêra, Laura Cardoso, Maria Alice Vergueiro, Eva Wilma, Denise Fraga e Lygia Cortez se unem aos de Maria Bethânia, Maria Rita, Marisa Monte, Zezé Motta e muitas outras personalidades que representam a força, a beleza e pujança das mulheres.

O Shopping Praça da Moça fica na Rua Manoel da Nóbrega, 712, Centro, e o horário de funcionamento e visitação à exposição respeitarão as constantes determinações do Plano São Paulo de combate à pandemia da Covid-19.

Comente aqui