Data: 21/01/2020 10:47 / Autor: Redação / Fonte: SESI-SP

SESI-SP oferece cursos gratuitos de Iniciação Musical e Camerata de Cordas

Inscrições iniciam em 28 de janeiro em 9 unidades; As aulas serão realizadas nos Núcleos de Música em Araras, Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Limeira, São Carlos e Mogi Guaçu


SESI-SP oferece cursos gratuitos de iniciação musical e de aprimoramento de instrumentos de cordas
SESI-SP oferece cursos gratuitos de iniciação musical e de aprimoramento de instrumentos de cordas

Crédito: Everton Amaro/Fiesp

No dia 28 de janeiro, nove unidades do SESI-SP abrem inscrições para cursos semestrais de Iniciação Musical e Camerata de Cordas, este último voltado para o aprimoramento de instrumentos como violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico. As aulas serão realizadas nos Núcleos de Música em Araras, Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Limeira, São Carlos, além de Mogi Guaçu, que formará suas primeiras turmas em 2020.

Os cursos livres, de caráter não profissionalizante, são voltados para público com idade a partir de oito anos de idade, sendo que jovens e adultos até 90 anos também podem se candidatar.

Sobre o curso de Iniciação Instrumental

O módulo de Iniciação Instrumental promove a sensibilização para a linguagem musical, de forma lúdica. Visa desenvolver a percepção auditiva, o senso rítmico, a capacidade motora, além de aperfeiçoar os fundamentos básicos da técnica instrumental e da leitura musical.

Mediante identificação, os alunos da rede escolar SESI, beneficiários da indústria (industriários e seus dependentes) e interessados em rematrícula têm prioridade no número de vagas disponíveis e podem se inscrever para o curso semestral entre os dias 28 de janeiro a 8 de fevereiro. As vagas remanescentes, abertas para a comunidade em geral, podem ser preenchidas entre os dias 11 a 29 de fevereiro.

Requisitos para o módulo Camerata de Cordas

Para participar, o candidato necessita de conhecimentos prévios sobre música. Estes passam por aulas de aprimoramento musical, formam repertório e se apresentam em eventos dentro e fora da instituição. É necessário participar de processo seletivo, no qual terão que comprovar domínio com um dos quatro instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico). As turmas serão distribuídas de acordo com o nível de conhecimento e idade (8 a 90 anos).

As inscrições para o processo seletivo de ingresso na Camerata de Cordas vão do dia 28 de janeiro a 15 de fevereiro. A seleção, a divulgação dos resultados e a matrícula dos aprovados acontecem de 18 a 29 de fevereiro.

Como se inscrever?

Os interessados devem comparecer a Secretária Única da unidade que deseja se inscrever e apresentar Cópia de RG, CPF e comprovante de residência (menores de 18 anos devem comparecer acompanhados dos pais ou de um responsável legal, também munidos da cópia dos documentos citados acima).

Comente aqui