Diadema Sociedade

Seminário encerrou atividades do mês da mulher em Mauá

Clara Charf, viúva de Carlos Marighella marcou presença no seminário

  • Data: 05/04/2013 19:04
  • Alterado: 05/04/2013 19:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Seminário encerrou atividades do mês da mulher em Mauá

Crédito:

 

“Construindo a equidade de gênero” foi o tema do Seminário que encerrou as atividades comemorativas ao Mês da Mulher. O evento, organizado pela secretaria de Cidadania e Ação Social, aconteceu nesta sexta-feira, 05/04, no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes durante todo o dia.

Em momentos distintos a educadora popular Maria do Socorro e depois a ex-vereadora, Diva Alves fizeram um resgate histórico das lutas e mobilizações das mulheres em Mauá.

“É preciso entender o processo cultural e atuar para mudar esse modelo criado pela sociedade”, afirmou a socióloga, Dulce Vasconcelos Xavier.  “É preciso reconhecer as desigualdades para construir ferramentas para lutar pela igualdade”, completou Dulce.

O desafio social da violência de gênero foi abordado por Graziela Acquaviva Pavez, Assistente Social e Professora de Serviço Social da PUC-SP.

Uma das conclusões do seminário é que “para construir a igualdade de gênero tem de sensibilizar e articular ações, garantindo a intersetorialidade para promover mudanças culturais, construindo comportamentos de respeito às mulheres”.

O ponto de destaque foi a presença de Clara Charf, viúva de Carlos Marighella. Aos 87 anos de idade Clara permanece na luta, participa ativamente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e preside a Associação Mulheres pela Paz.

Avaliando que hoje a mulher tem um papel expressivo na sociedade, Clara recorda que houve muitos avanços desde que começou a militar. “A compreensão da relação homem mulher. Como viver, como os dois podem se ajudar mutuamente. Porque devem e podem ser iguais. Isto é fundamental na luta e na busca da igualdade”, afirma Clara. Ela revelou que neste ano a Associação Mulheres pela Paz focará o trabalho de combate à violência doméstica e trará como novidade a discussão contra o trafico de mulheres.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 05/04/2013 07:04
  • Alterado: 05/04/2013 07:04
  • Redação
  • PMM









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados