Data: 13/08/2020 16:52 / Autor: Redação / Fonte: BRK Ambiental

Saiba executar corretamente a ligação de esgoto dos imóveis

BRK Ambiental reforça importância de executar corretamente a ligação de esgoto dos imóveis


Rede de água de chuva e rede de esgoto
Rede de água de chuva e rede de esgoto

Crédito: Divulgação

Responsáveis por coletas distintas, a rede de esgoto transporta os dejetos sanitários gerados pelas residências e estabelecimentos comerciais até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), enquanto a galeria de água pluvial tem a função de escoar a água da chuva de áreas urbanas e levar até os rios, córregos e demais cursos de água da cidade.

Com funções e estruturas diferentes, a concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Mauá, alerta sobre problemas que surgem quando ocorrem interferências entre esses sistemas.

A água da chuva interligada irregularmente ao esgoto prejudica o tratamento, sobrecarrega e compromete a estrutura física das tubulações, além de causar entupimentos e vazamentos, seja em vias públicas ou até mesmo em residências.

Quando o esgoto é interligado diretamente nas tubulações de galeria de água pluvial, não recebe o devido processo de tratamento, deixando a água, que é destinada diretamente aos rios e córregos carregada com toda a matéria orgânica poluidora, resultando em prejuízos ao meio ambiente, odor e proliferação de pragas urbanas.

“Cada sistema é preparado para suportar sua própria demanda. A rede de esgoto é dimensionada para transportar uma vazão menor e mais constante (banheiros, lavanderias, cozinhas) e não para os grandes picos de volume, como ocorrem durante as chuvas e é bastante prejudicada por pedras, galhos, papel e materiais sólidos em geral. Além disso, os volumes que são escoados pelas galerias de águas pluviais não recebem qualquer tipo de tratamento, o que resulta em contaminação e poluição direta do meio ambiente”, completa Bruno Gravatá, responsável pela área operacional da BRK Ambiental em Mauá.

De acordo com a legislação vigente, a ligação da água da chuva com o sistema de esgoto é considerada uma irregularidade. Para reconhecer cada uma é fácil, basta estar atento às suas características. A drenagem pluvial coleta as águas da chuva por meio das bocas de lobo, que geralmente são retangulares e ficam próximas às calçadas. As redes de esgoto coletam os volumes domésticos e de estabelecimentos comerciais (banheiros, lavanderias, cozinhas) por meio de conexões que interligam o imóvel ao sistema público.

“Seguir as orientações para a correta conexão do imóvel à rede pública de coleta de esgoto é fundamental para evitar transtornos indesejáveis. Essa é uma medida que ajuda a manter o bom funcionamento da galeria de águas pluviais e do tratamento do esgoto. Afinal, contribuir para a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós”, finaliza Bruno.

Atendimento 24h

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

 - via call-center (0800-771-0001); 

 - site www.brkambiental.com.br; 

- Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS. 

Em situações com relação ao Sistema Público de Drenagem de Águas Pluviais, as solicitações devem ser feitas à Prefeitura.

Comente aqui