Data: 09/03/2017 09:42 - Alterado em: 25/07/2019 09:24 / Autor: Iara S. Luz / Fonte: PMD

Programação Cultural em Diadema

Diadema recebe espetáculo sobre Clarice Lispector, será neste domingo, 28/7, às 18h, no Teatro Clara Nunes, a encenação da peça “Minha Queridas


Encenação da peça “Minha Queridas, em homenagem a Clarice Lispector
Encenação da peça “Minha Queridas, em homenagem a Clarice Lispector

Crédito: divulgação

Com entrada gratuita, o público não pode perder esse oportunidade de saber mais sobre a escritora e jornalista brasileira, de origem judia, que foi reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. Veja abaixo mais opções culturais em Diadema e todas, também, com entradas gratuitas.   

28 de julho (domingo)

MINHAS QUERIDAS – 18h

O espetáculo “Minhas Queridas” é um recorte da correspondência de Clarice Lispector para suas irmãs Tânia e Elisa durante os 15 anos em que viveu fora do Brasil, quando foi casado com o diplomata Maury Gurgel Valente.

O projeto contemplado pelo PROAC, Edital de Montagens Inéditas/2018, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, é uma das ações em comemoração ao centenário de nascimento da escritora em 2020.

Realizado pela Diversão & Arte Produções e Cooperativa Paulista de Teatro, atuam no espetáculo as atrizes Marilene Grama e Simone Evaristo. A direção é de Stella Tobar.

Entrada: Gratuita

Local: Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4056-3366/ 4055-9200

Classificação: 15 anos

Exposição Permanente

MUSEU DE ARTE POPULAR DIADEMA 

O MAP/Diadema é o primeiro museu de arte popular da Região do ABC e tem em seu acervo mais de 800 obras de artistas brasileiros: pinturas, gravuras e tridimensionais. Parte desse acervo fica em exposição permanente. Entre as obras destacam-se trabalhos de Cícero Lourenço, João Cândido da Silva, Mestre Josinaldo, Jerônimo Soares, Waldomiro de Deus, Wiliam de Carvalho e  Zezinha do Vale do Jequitinhonha.

Entrada: Gratuita

Local: Rua Graciosa, 300 - bairro Centro.  Tel.: 4071-4243. Visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 14h.

Classificação: Livre

Até o mês de Agosto

Exposição “VIOLÊNCIA: TÔ DE OLHO EM VOCÊ -  CASA BETH LOBO 28 ANOS”

A exposição é uma parceria entre as secretarias de Cultura e de Assistência Social e Cidadania (SASC), em razão da campanha “Diadema em Defesa da Mulher”, que vem acontecendo na cidade e também no ano que a Casa Beth Lobo completa 28 anos de fundação. A Casa acolhe vítimas de violência e, em 2018,  mais de 1.380 mulheres foram atendidas.

Composta de painéis, a exposição conta, por meio de fotos, documentos e jornais, a trajetória da Casa ao longo dos anos. O visitante também poderá ouvir depoimentos de mulheres que fizeram parte dessa caminhada. As declarações foram  retiradas do acervo do Centro de Memória que realiza trabalho visando, por meio da oralidade, preservar a  história e a cultura local. A mostra ficará aberta até o próximo dia 31 de agosto.

Entrada: Gratuita

Local: Centro de Memória de Diadema - Av. Alda, 255 - bairro Centro. Tel.: 4043-0700. Visitação até 31/8, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h, e sábado, das 9h15 às 15h45.

Classificação: Livre

CENTRO DE MEMÓRIA DE DIADEMA

O Centro de Memória de Diadema é um espaço aberto a todos que tenham interesse em conhecer e estudar e a história do Município. Inaugurado no ano de 1993, seu  acervo é constituído de publicações, revistas, jornais, fotos, vídeos, depoimentos e trabalhos acadêmicos que possibilitam a pesquisa e a preservação da memória da cidade.  O Centro possui, ainda, documentos públicos e coleções particulares, doados por antigos moradores, que registram as formações dos bairros, as lutas sociais da cidade e manifestações culturais.

Além disso, o Centro de Memória realiza exposições diversas e, toda primeira sexta-feira do mês, acontece o “Sarau do Memória”, com leitura de textos, poesias e  audições musicais. A participação é aberta e o sarau transcorre da 19h às 21h30.

O Centro de Memória de Diadema está localizado na Avenida Alda, 255, e abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado o espaço funciona das 9h às 15h.  Mais informações pelo telefone (11) 4043-0700.

Comente aqui