Diadema Painel

Prefeitura de Diadema realiza prestação de contas do atendimento em Saúde

Na tarde da última quarta-feira, 26/9, a Prefeitura de Diadema prestou contas do atendimento em Saúde referente ao 2º quadrimestre do ano (maio a agosto). De acordo com a Lei Complementar 141/2012, a Prefeitura precisa apresentar as contas à Câmara Municipal nos meses de fevereiro, maio e setembro. O documento foi apresentado e aprovado, também, […]

  • Data: 27/09/2018 16:09
  • Alterado: 27/09/2018 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Prefeitura de Diadema realiza prestação de contas do atendimento em Saúde

Crédito:Iago Martins

Na tarde da última quarta-feira, 26/9, a Prefeitura de Diadema prestou contas do atendimento em Saúde referente ao 2º quadrimestre do ano (maio a agosto). De acordo com a Lei Complementar 141/2012, a Prefeitura precisa apresentar as contas à Câmara Municipal nos meses de fevereiro, maio e setembro. O documento foi apresentado e aprovado, também, pelo Conselho Municipal de Saúde em 25 de setembro.

Durante a audiência pública, que teve abertura realizada pelo secretário de Saúde, Luiz Cláudio Sartori, foram apresentados diversos levantamentos, entre eles a quantidade de atendimentos realizados nas unidades assistenciais de maio a agosto. A Atenção Básica, por exemplo, atendeu cerca de 723 mil moradores. Já a Atenção Especializada Ambulatorial (Quarteirão da Saúde, Centro de Referência ISTs, CAPS e exames laboratoriais), 747 mil munícipes. Somando com os serviços prestados pela Urgência e Emergência (SAMU, Prontos Socorros e Prontos Atendimentos) e Atenção Hospitalar (internações no Hospital Municipal e Pronto Socorro Central), neste período, mais de dois milhões de pessoas receberam atendimento na cidade.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou, no segundo quadrimestre do ano, mais de 79 mil atividades de combate à dengue. Além disso, vacinou mais de 21 mil cães e 7 mil gatos em agosto.

No documento público, foi possível verificar o aumento no acompanhamento da saúde de munícipes que são beneficiados pelo programa Bolsa Família. Em junho deste ano, 81% dos atendidos foram devidamente orientados sobre os cuidados à saúde. Em 2017, o número era de 76%. A meta é chegar em 90% de famílias acompanhadas em todo o município em 2019.

“Retomamos os cuidados e atenção aos beneficiados pelo programa Bolsa Família. Esse foi um dos nossos objetivos”, afirmou o coordenador da Atenção Básica, Douglas Schneider.

É possível destacar, ainda, mais de 183 mil consultas médicas realizadas. A cobertura populacional estimada pelas equipes de atenção básica é de 79%.  As 20 UBSs de Diadema estão informatizadas, além do Centro de Especialidades Odontológicas.

RECONHECIMENTO
A audiência pública apresentou alguns reconhecimentos conquistados pela cidade. Um deles foi a cobertura do programa Saúde da Família. Diadema apresenta o melhor índice do Grande ABC, com 71% da população atendida. No mesmo período do ano passado, o número era de 64%.

Outro ponto destacado foi o desempenho da área de saúde bucal. Após conquistar o prêmio CFO de Saúde Bucal no Estado de São Paulo, Diadema foi segunda colocada a nível nacional, ficando atrás apenas de Curitiba e ultrapassando cidades como Florianópolis e Manaus.

ALERTA
Apesar de realizarem palestras e orientações frequentes sobre o acionamento correto do SAMU, os casos de trotes ainda são frequentes. No documento, foi possível destacar que, de maio a agosto, cerca de 2.800 ligações foram trotes, em sua maioria realizada por alunos em horário de intervalo escolar.

Os trotes prejudicam os pacientes que realmente precisam de atendimento. Isso porque as ambulâncias são deslocadas para um local onde não há necessidade de socorro, deixando possíveis pacientes sem amparo.

Confira aqui como se portar ao ligar para o SAMU e como os trotes prejudicam o atendimento da equipe.

Compartilhar:

  • Data: 27/09/2018 04:09
  • Alterado: 27/09/2018 04:09
  • Redação
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados