Data: 23/06/2021 17:49 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Prefeitura convoca população de Diadema para as pré-conferências regionais de saúde

Este ano, os encontros serão realizados em formato on-line, entre os dias 29 de junho e 02 de julho


Crédito: Divulgação

Como preparação para a 11ª Conferência Municipal de Saúde que acontecerá na última semana de julho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), promove quatro pré-conferênciaspara discutir e elaborar propostas à política municipal. Os encontros serão realizados pelo aplicativo Zoom, sempre das 19h às 22h, de forma regionalizada. Para participar, basta acessar o site https://us02web.zoom.us/join, digitar a ID da referida reunião (ver código abaixo) e clicar em Ingressar, sem necessidade de senha:

·         29/06/21 – Região Norte (ID 987 5922 4630)

·         30/06/21 – Região Leste (ID 933 9986 9233)

·         01/07/21 – Região Sul (ID 978 7132 1104)

·         02/07/21 – Região Centro e Oeste (ID 950 5431 4201)

Nessa etapa, poderão participar usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Popular de Saúde e Conselhos Gestores, além de representantes de entidades, sindicatos, movimentos populares, conselhos e entidades de classe da área da saúde.

As propostas das pré-conferências irão compor o relatório que será levado para as plenárias temáticas da Conferência Municipal e submetido para aprovação dos participantes.

Além disto, nesses encontros on-line regionalizados serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Municipal, como representantes dos segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor. Todos os delegados terão como tarefa ajudar a eleger as propostas que vão compor o Plano Municipal de Saúde de Diadema para o período de 2022-2025.

Para a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, é fundamental que a população acompanhe e participe dessas discussões. “É de grande relevância a participação popular junto à gestão nesse processo de formulação de propostas e planejamento pois, além de fortalecer um dos princípios do SUS, possibilita o desenvolvimento de políticas públicas de saúde que vão de real encontro com as necessidades do território”, disse.

11ª Conferência Municipal de Saúde

Pela primeira vez realizada de forma on-line, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a 11ª Conferência Municipal de Saúde será realizada em dois dias: no dia 30 de julho (sexta-feira), das 18h45 às 22h e, em 31 de julho (sábado), das 8h às 13h.

Nessa fase, são debatidas as propostas e os 136 delegados eleitos na fase anterior poderão votar nas propostas para o Plano Municipal de Saúde.

Com o tema “ResisteSUS: saúde e democracia em defesa da vida”, a Conferência terá 3 eixos temáticos:

• Eixo 1 – Promoção e Prevenção: comunicação, promoção à saúde, cultura de paz e não violência, educação permanente e vigilâncias;

•Eixo 2 – Assistência à Saúde: Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Atenção Hospitalar, Saúde Mental e Assistência Farmacêutica;

• Eixo 3 – Gestão do SUS, Financiamento e Participação Popular.

Comissão Organizadora

Os trabalhos de organização e de condução da 11ª Conferência Municipal de Saúde estão a cargo da Comissão Organizadora, composta por Maria Luiza Leão Malatesta e Reinaldo Soares Damasceno (Representantes do Segmento Gestor),Ana Maria da Silva Santos e Karina Bernardino da Silva (Representantes do Segmento Trabalhador), e Adriano de Lima Sousa, Cleunice Fernandes de Azevedo, Espedita F da Silva Almeida e Romildes Coelho da Silva (Representantes do Segmento Usuário).

Confira mais informações no Regimento da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Diadema.

Comente aqui