Data: 12/12/2019 16:40 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema

População de Diadema ganha site mais objetivo e transparente

Recursos de acessibilidade, inclusão de vídeos e áudios são algumas das novidades


População de Diadema ganha site mais objetivo e transparente
População de Diadema ganha site mais objetivo e transparente

Crédito: Thiago Benedetti/PMD

Foi lançado, oficialmente, nesta quinta-feira (12/12), o novo portal da Prefeitura de Diadema durante ato que integra as comemorações de 60 anos da cidade. O site se caracteriza, essencialmente, por mais transparência, além de incluir ferramentas de acessibilidade (LIBRAS). Em todas as páginas, o usuário encontra no topo da página links para a Lei de Acesso à Informação e ao Portal da Transparência, além de ícones para as redes sociais e para e-mail direcionado a todas as secretarias para envio de sugestões ou reclamações.

“Buscamos desenvolver um site que prioriza a facilidade para encontrar os serviços da Prefeitura e também que tivesse transparência das ações da gestão”, comentou o secretário de Comunicação Paulo Fares. “A ideia é que o morador chegue ao que necessita com o menor número de cliques possíveis”, completou o secretário.

Uma série de ícones em destaque na home também facilita para que o usuário encontre os serviços mais acessados, que vão de itinerários dos ônibus e coleta de lixo à parcelamentos de dívidas e solicitação de rondas. Esse campo é equipado com um recurso que atualiza a ordem dos ícones de acordo com a procura. Dessa forma, os serviços mais acessados ficam no topo facilitando a busca do morador.

Outro destaque do site é uma relação de endereços de equipamentos da Prefeitura, como creches, centros esportivos e culturais, além de contatos de serviços de emergência, como bombeiros, polícia, cemitério etc. Para facilitar a vida do cidadão, o portal também inclui alguns sites externos, mas de interesse público, como delegacia da mulher, do idoso, boletim on line, comunicação de falta de água etc.

Outra mudança na estrutura é o desmembramento das secretarias,  que agiliza o acesso aos programas e serviços específicos de cada área e auxilia também o morador a compreender a função das pastas da gestão municipal e quais ações estão sendo realizadas em benefício da cidade. Na página inicial de cada secretaria há uma lista de programas e vídeo com a notícia mais recente da pasta.

Para promover acessibilidade, o site conta com uma ferramenta de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Basta ativar o recurso que aparece um bonequinho interpretando o texto selecionado.

“A Prefeitura vem buscando a modernização em todas as áreas. Conseguimos criar um novo site mais ágil, transparente, de fácil consulta para a população. Desenvolvido pela equipe da própria prefeitura, o novo portal é uma importante ferramenta que vai atender as necessidades dos moradores”, comentou o prefeito Lauro Michels.

Profissionais da área de Tecnologia de Informação (Secretaria de Planejamento e Gestão Pública) e da Secretaria de Comunicação foram os responsáveis pela criação do novo site

Comente aqui