Data: 04/09/2019 09:37 / Autor: Redação / Fonte: PMD

PEAND realiza palestra sobre segurança alimentar para alunos da FFF

Foram abordados assuntos como os cuidados necessários para fazer a higienização dos alimentos, pessoal e ambiental; maneiras de armazenamento e temperatura ideal para conservação


Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema realiza palestra
Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema realiza palestra

Crédito: Adriana Horvath

O Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), da Secretaria de Segurança Alimentar, em parceria com a Fundação Florestan Fernandes (FFF), realizou na manhã desta terça-feira, 3/9, uma palestra para 100 alunos dos cursos da área gastronômica da instituição.

A capacitação foi ministrada pela nutricionista e coordenadora do PEAND, Renatiely Paschoali,  e sua equipe no auditório da FFF. Os estudantes dos cursos de Auxiliar de Cozinha, Confeitaria, Cozinha para Eventos, Cozinha Brasileira, Iniciação à Cozinha Japonesa e Panificação Básica assistiram a palestra “Higiene na Manipulação de Alimentos” e, além do conteúdo teórico exposto, puderam tirar dúvidas com os profissionais.

Foram abordados assuntos como os cuidados necessários para fazer a higienização dos alimentos, pessoal e ambiental; maneiras de armazenamento e temperatura ideal para conservação. Alimentos como frutas e verduras, por exemplo, geralmente são servidos crus e exigem uma maior cautela na higienização, pois apresentam alto risco de contaminação.

“É importante que os alunos saibam que existe uma legislação vigente determinando quais procedimentos precisam ser executados para evitar qualquer tipo de contaminação nos alimentos. Desta forma, quando começarem a atuar no mercado de trabalho, já tomarão todas as precauções necessárias”, pontuou a nutricionista e coordenadora do PEAND, Renatiely Paschoali.

A aluna do curso de panificação, Adriana Falcão, contou que a questão da segurança alimentar é importante tanto para a vida profissional como para a pessoal. “Muitas pessoas não se dão conta de que todas essas etapas devem ser respeitadas em casa também. Então, essas palestras são fundamentais para nos fazer pensar nessas questões”, finalizou.

As palestras em parceria com a Secretaria de Segurança Alimentar acontecem semestralmente. De acordo com o coordenador pedagógico da área de Gastronomia, Sátiro Souza, o tema enriquece e reforça conteúdos já abordados em sala de aula anteriormente. “A palestra apresenta aos alunos dicas atuais e importantes para a complementação de tudo que já está disponível na matriz do seu curso. Junto com os profissionais do PEAND, os estudantes da Fundação poderão implementar na sua rotina de trabalho orientações baseadas na legislação sanitária”, destacou.

Crédito: Adriana Horvath

Comente aqui