Data: 30/08/2019 17:43 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Novos membros do Conselho Popular de Saúde tomam posse

Nesta quinta-feira (29/08), foi realizada a posse de 78 novos membros do Conselho Popular de Saúde (CPS) de Diadema, eleitos para o período de 2019-2021


Posse conselho de Saúde Quarteirão
Posse conselho de Saúde Quarteirão

Crédito: Mauro Pedroso

Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) é representada, em média, por quatro conselheiros, sendo dois titulares e dois suplentes. A cerimônia foi realizada no auditório do Quarteirão da Saúde.

Os novos conselheiros representarão a comunidade e terão a função de promover atividades para conscientizar, organizar e mobilizar a população nos encaminhamentos relacionados à saúde, acompanhar as atividades da UBS e desenvolver programas e atividades de saúde no município. Eles também representam os usuários junto ao Conselho Municipal de Saúde definindo políticas e prioridades e participam dos Conselhos Gestores junto às UBSs.

O secretário municipal de Saúde, Luís Cláudio Sartori, participou da posse e ressaltou a importância dos conselhos. “O Conselho Popular tem mais de 30 anos em Diadema e é um diferencial da gestão SUS. Embora não seja deliberativo, ele é consultivo, indica caminhos, apresenta propostas para melhora do SUS e está atuante nas lutas em defesa desse sistema de saúde. O que chama atenção, nessa eleição, foi a renovação. Dos 78 eleitos, 34 nunca participaram de conselhos”, afirmou.

“A política pública no município inicia no Conselho Popular. Vocês são valorosos e representam a comunidade. É um mandato voluntário, então exige dedicação”, elogiou a chefe de gabinete e secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, aos novos membros eleitos.

A cerimônia também contou com a presença da secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Gonçalves, do secretário de Comunicação, Paulo Fares, representantes da Câmara Municipal de Diadema, familiares dos conselheiros e demais convidados.

A eleição para nova composição do CPS foi realizada em 14 de agosto nas 20 UBSs do município. O resultado foi homologado no dia 19. A relação completa dos conselheiros eleitos pode ser conferida no site www.diadema.sp.gov.br.

Para Maria de Abreu Kamatsu, que representaa UBS São José e foi eleita pela quinta vez, o diálogo entre CPS e comunidade é importante. “Acompanho o trabalho feito na Secretaria de Saúde. Quando os moradores querem saber sobre uma situação, vou buscar essa resposta. Levamos propostas e somos o fiscal que representa a população”, explicou.

A presidente do Conselho na gestão 2017-2019, Cleonice Fernandes de Azevedo, ressaltou a importância do conselheiro. “Tanto o titular quanto o suplente têm um valor imenso porque fazem a diferença. Trabalham em prol da população e é gratificante. Nós somos um elo entre a população e os serviços de saúde”, afirmou. A conselheira eleita, Bernadete Bruno de Oliveira, enfatiza a oportunidade de servir ao próximo. “Tem que ter amor no que faz. Às vezes, vemos uma pessoa carente de informação e quando ela é bem dada e sincera é muito importante para o morador”, disse.

Os encontros do Conselho ocorrem mensalmente e a agenda será definida na 1ª reunião da nova gestão, prevista para a primeira quinzena de setembro.

Crédito: Mauro Pedroso

Comente aqui