Data: 10/06/2019 11:30 / Autor: Keila Macedo / Fonte: Secom Diadema

Motoristas poderão solicitar recursos de multa pelo site da Prefeitura de Diadema

Os moradores de Diadema contam com um novo serviço no site da prefeitura para solicitação de recursos de multa de trânsito ocorridos na cidade


Crédito: Depositphotos

A JARI eletrônica, Junta Administrativa de Recursos e Infrações, ligada a Secretaria de Transportes, tem como objetivo decidir, em primeira instância, com autonomia de convicção e decisão, sobre aceitação dos recursos feitos por quem foi multado por infrações de Trânsito.

A JARI julga aproximadamente 200 processos por mês e começou a operar em fevereiro. “Hoje, o cidadão tem a resposta do julgamento de maneira mais rápida e eficiente. Conseguimos implantar o sistema e usar a tecnologia em benefício da população” comentou o presidente da JARI, Ricardo André Barros de Moraes.

A JARI é formada por quatro representantes da sociedade civil, (empresas de transportes, CIESP e Associação Comercial), quatro funcionários da secretaria de Transportes, indicados pela Administração, que não exerçam funções de fiscalização de trânsito, além do presidente, que é indicado pelo governo.

“A composição da equipe da JARI é formada visando mais transparência no processo e garante a participação popular. A nomeação é feita a cada dois anos”, afirmou Ricardo André Barros de Moraes.

O sistema segue as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Para interpor um recurso é necessário apresentar cópia do boleto recebido pelo correio, frente e verso; cópia do Certificado do veículo; cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação); cópia do RG; comprovante de residência; Outros documentos que comprovem a alegação de defesa. Em caso de pessoa jurídica é necessário a apresentação de CNPJ.

Caso o morador não tenha acesso à internet poderá fazer a solicitação na Central de Atendimento ao Cidadão/Poupatempo Rua Amélia Eugênia, 397 - Chácara Húngara – Centro.

Este projeto faz parte do Programa Diadema Digital. Com a geração de processo por meio eletrônico, o uso do papel é eliminado e há redução de burocracia. Cada processo que dá entrada na Prefeitura ganha mais rapidez, pois o meio eletrônico permite um controle de seu trâmite.

O novo sistema digital de abertura e controle de processos eletrônicos evita a possibilidade de extravios de documentos. Ele também permite a agilização do trâmite dos processos administrativos da Prefeitura e transparência, além de oferecer comodidade para o solicitante, que pode dar entrada e consultar processos via online, sem a necessidade de se deslocar até a Central de Atendimento da Prefeitura.

Para acessar a JARI:  http://191.241.243.227/ConsultaMultasWeb/Home.aspx?codmun=6377

Serviço

Secretaria de Transportes

Departamento de Trânsito

Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3399 - Vila Nogueira / Diadema.

Das 8h às 17h, de Segunda a Sexta-Feira

Comente aqui