Data: 08/06/2021 18:41 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema

Moradores vão definir Plano de Mobilidade Urbana de Diadema

Elaboração do Plano será feita pelo site da Prefeitura


Crédito: Divulgação

O prefeito José de Filippi Júnior e o secretário de Transportes José Evaldo lançaram ontem o chamamento para a população participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Diadema, que será feita pela plataforma participa.diadema.sp.gov.br/mobilidade. O plano foi lançado durante live realizada na segunda feira (7) e, pela plataforma, os moradores vão responder a um questionário.

A equipe da Secretaria de Transportes já fez o diagnóstico da atual situação da cidade, que será completado com a apresentação das propostas. “Essa é a parte mais importante, a de pensarmos na mobilidade e na acessibilidade das pessoas para termos uma cidade mais humanizada, uma cidade para as pessoas e não somente para os carros”, disse José Evaldo, secretário de Transportes.

Ele comentou que o Plano vai pensar a circulação viária, o transporte coletivo, a integração temporal e tarifária, e vai avançar no conceito de bilhetagem e de monitoramento. Também vai pensar a mobilidade a pé e por bicicleta, o transporte de carga, e a regulação do sistema por aplicativo e dos serviços agregados como transporte escolar.

O prefeito José de Filippi Júnior lembrou que em 2012 o Congresso Nacional aprovou lei nacional dando prazo para as cidades fazerem o plano de mobilidade, e que Diadema passou todo esse tempo trabalhando sem qualquer planejamento urbano.

Para estimular as pessoas a responderem o questionário do portal participa.diadema.sp.gov.br/mobilidade, a equipe do programa de participação popular estará percorrendo os bairros da cidade.

José Evaldo afirmou que sem a participação popular os planos apresentaram problemas na sua aplicação. “Junto com os moradores a gente tem condições de avançar muito mais”.

Comente aqui