Data: 01/11/2019 14:06 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Método Colmeia qualifica atendimento em saúde bucal de Diadema

Ampliação do acesso da população aos serviços odontológicos, aumento da adesão ao tratamento e redução do número de urgências são alguns dos avanços


Método Colmeia qualifica atendimento em saúde bucal de Diadema
Método Colmeia qualifica atendimento em saúde bucal de Diadema

Crédito: Adriana Horvath

Em dois anos, Diadema conseguiu reverter o absenteísmo de 70% para 30% em consultas de saúde bucal. Isso foi possível após a implantação do método Colmeia, em agosto de 2017, que qualificou a rede municipal para acolher as necessidades da população e proporcionou mais acesso aos serviços e maior adesão ao tratamento, reduzindo a ida ao dentista por doenças que poderiam ser evitadas.

O método Colmeia leva em consideração três variáveis. A primeira delas é a vulnerabilidade social, para que os indivíduos nessa situação possam ser priorizados. A segunda é a necessidade de tratamento, quando a pessoa chega à urgência e o dentista detecta que ela precisa de um tratamento rápido para evitar que ela retorne ao serviço com dor. A terceira é a necessidade percebida, quando o paciente expressa a vontade para o profissional de saúde de realizar o tratamento.

“Um grande problema enfrentado na rede municipal era a baixa adesão. De 10 pessoas agendadas para consulta, apenas três compareciam. Isso acontecia porque nem todas tinham necessidade ou estavam dispostas a continuar o tratamento. Hoje, isso mudou e a adesão ao acompanhamento odontológico é maior que 80%”, comemora a coordenadora da Saúde Bucal de Diadema, Bernadete Cunha.

A forma de acesso também melhorou. “O paciente é acolhido e toda a família chamada para avaliação. Além disso, mensalmente, a equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde (UBS) verifica os casos que serão chamados. Com isso, diminuímos muito os casos de urgência e não temos mais reserva para esse atendimento, que antes era de 50% da agenda profissional. Hoje, o número de urgência é bem menor e entra entre um agendamento e outro”, explicou Bernadete.

Com a reorganização do acesso das famílias ao serviço, o número de atendimentos ampliou de 55.923, entre janeiro e setembro de 2017, para 95.837 para o mesmo período deste ano.

Nas Unidades, os serviços oferecidos são restaurações, extrações de permanentes e dente de leite, remoção de tártaro e placa, endodontia de dentes de leite. Além disso, Diadema possui o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que disponibiliza tratamento em endodontia (tratamento de canal), periodontia, cirurgia, pacientes com necessidades especiais, diagnóstico bucal e prótese dentária. Para atendimento no CEO, é preciso encaminhamento pela UBS.

Além dos tratamentos oferecidos na rede municipal, a prevenção e o cuidado contínuos de cada indivíduo são fundamentais para evitar doenças. “A cárie e a doença periodontal são controladas. Um descuido na escovação e na higiene oral pode complicar a saúde bucal. Sempre orientamos os pacientes para que façam sua parte, que é higiene oral, escovação e uso de fio dental. Controlar a dieta, ter uma alimentação saudável e diminuir os doces também são importantes para a prevenção”, afirma o dentista da UBS Nova Conquista, Thalys Rafael Augusto Rodrigues.

Atualmente, o município conta com 64 equipes de Saúde Bucal inseridas no Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até o final de 2019, serão 68 equipes. A partir deste mês, a Prefeitura inicia a instalação de equipamentos para 42 novos consultórios odontológicos, sendo troca em seis Unidades, CEO e Pronto Socorro, e ampliação em outras nove UBSs.

Reconhecimento

Neste ano, as políticas públicas na área de Saúde Bucal renderam a Diadema o segundo lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019 para municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. Os critérios usados para julgamento foram financiamento em saúde, assistência odontológica básica e especializada, remuneração na atenção básica e educação permanente. O resultado foi divulgado em 11 de setembro. Em 2018, a cidade conquistou o primeiro lugar na etapa estadual e o segundo lugar na fase nacional.

Comente aqui