Data: 04/02/2021 11:30 / Autor: Redação / Fonte: Matéria Rima

Matéria Rima promove ação de grafiti em Diadema

A ação ocorrerá durante o dia, seguindo todos os protocolos de segurança


Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima
Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima

Crédito: Divulgação

O Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima fará uma mega-ação de graffiti no próximo sábado, às 9h, com curadoria de Binho Ribeiro. Batizada de “Colorindo Sonhos”, a ação tem o objetivo de promover um encontro entre os artistas desse segmento para renovar a sede do instituto e provocar reflexões sobre o papel político, social e educativo do graffiti.

Segundo Joul, idealizador e fundador do Matéria Rima, a ideia é fortalecer, por meio do potencial do graffiti, a identidade da organização e a relação afetiva e de pertencimento que crianças, adolescente e famílias têm com esse espaço, bem como reafirmar a relevância desse território na construção de uma cidade mais sustentável, criativa, democrática e inclusiva.

Binho Ribeiro faz graffiti desde 1984, desde os primórdios do movimento da arte de rua no Brasil. Hoje é um dos mais reconhecidos street artists do país, não apenas pelo trabalho consistente que nunca parou de fazer nas ruas, mas também pelo apurado trabalho em telas e curadoria de grandes projetos envolvendo a street art, como o Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo (MAAU) – primeiro museu aberto de arte urbana do mundo – e a Bienal Internacional Graffiti Fine Art, atualmente, a mais completa bienal de arte urbana do mundo.

Além de Binho, outros grandes nomes do graffiti art confirmaram participação: Does, Bonga, Lady Brown, Grande, Charmi, Preto, Rotka (Chile), Pixote e Edinho.

A ação ocorrerá durante o dia, seguindo todos os protocolos de segurança, elaborados em decorrência da pandemia da Covid -19.

Através de oficinas com os elementos de hip hop, o Matéria Rima desenvolve um trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes da comunidade de Diadema. O trabalho em parceria com escolas públicas levou o projeto a receber, em 2015, o Prêmio regional e nacional Itaú-Unicef “Educação Integral: Aprendizagem que Transforma". Em 2018 ficou entre os 10 melhores do país. A sede do Matéria Rima fica na Rua Guarani, 115, Conceição, Diadema.

Comente aqui