Data: 03/03/2021 10:16 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Jogue Limpo com Diadema retira mais 563 toneladas de entulhos das ruas

Campanha, que tem dado nova cara à cidade, entra em sua terceira semana com mutirão realizado nesta terça (2) na região do Piraporinha; equipes de limpeza “devolveram” Praça Pôr do Sol


Equipes de limpeza “devolveram” Praça Pôr do Sol à população
Equipes de limpeza “devolveram” Praça Pôr do Sol à população

Crédito: PMD

Quem passar pela Praça Pôr do Sol nos próximos dias deve levar um susto. Até a manhã desta terça-feira (2), o equipamento público, que é a principal opção de esporte e lazer do bairro Piraporinha, estava entregue ao descaso – com mato alto e lixo por todas as partes.  Mas o cenário que era de desolação passou a ser de esperança com a chegada das equipes de limpeza da Prefeitura Municipal no local. Em poucas horas, uma nova praça se reapresentava à população e mostrava a força da campanha Jogue Limpo com Diadema, que iniciara ali a sua terceira semana de existência.

Para se ter ideia, somente na primeira semana, foram 900 toneladas de entulho retiradas das ruas; na segunda, outras 563. A campanha também contempla varrição de lixo, poda e retirada de árvores (quando estão prestes a cair ou colocam em risco à população), além de capinação, roçada e limpeza de terrenos.

Mais do que retirar todo tipo de material das ruas, a campanha também tem convidado a população a não realizar esse tipo de descarte. "Quem tiver algum tipo de material para descartar pode procurar os nossos ecopontos. O que não pode é deixar na rua esperando que a Prefeitura recolha. Todo mundo tem que colaborar", opinou o secretário de Meio Ambiente, Vagner Feitosa.

Vale lembrar que todo material recolhido é levado ao Departamento de Limpeza Urbana para ser feito o que chamam de transbordo – no local, os resíduos coletados pelos caminhões compactadores são descarregados e, depois, levados até o aterro sanitário. 

Vistoria in loco

A exemplo do que tem ocorrido desde o início da campanha, o prefeito José de Filippi Júnior participou do mutirão desde as primeiras horas da manhã. Ao lado dos secretários de Meio Ambiente, Vagner Feitosa, e de Obras, Luiz Carlos Theóphilo, e de cinco vereadores, o chefe do Executivo ficou inconformado com o estado em que se encontrava a praça até a chegada do mutirão. “Uma praça tão bonita como esta não pode ser abandonada deste jeito”, criticou.

Filippi também voltou a dizer que a limpeza do equipamento público é apenas uma parte do mutirão, que percorre cada bairro por ao menos dois dias. “O que a nossa equipe tem feito vai muito além de praças ou escolas. Temos passado em cada rua, recolhendo todo o lixo que há pela frente, e transformado a cara da cidade. Mais uma vez, peço a colaboração da população para que o resultado da campanha seja ainda melhor”. 

Jogue Limpo em números (entre 22 e 26 de fevereiro):

Retirada de entulho: 563 toneladas

Coleta de resíduos: 1451 toneladas (lixo doméstico)

Varrição de vias: 761.685 quilômetros-eixo

Capinação: 25.650 metros

Comente aqui