Data: 02/12/2019 17:09 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema

Guarda Ambiental de Diadema recebe capacitação sobre resgate de animais silvestres

10 Guardas Ambientais participaram da atividade que faz parte da formação continuada ministrada pela SEMA, além de 14 estagiários da Secretaria


Guarda Ambiental de Diadema recebe capacitação sobre resgate de animais silvestres
Guarda Ambiental de Diadema recebe capacitação sobre resgate de animais silvestres

Crédito: Thiago Benedetti/PMD

O primeiro módulo teve início em setembro foi sobre o uso dos equipamentos de proteção individual para resgate de fauna. Nesta segunda-feira, foi à última aula do 2º modulo sobre captura e contenção de animais.

O biólogo Guilherme Domenichelli, funcionário da Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A, falou sobre sua experiência coordenando o resgate de animais domésticos e silvestres na construção de grandes empreendimentos. “Para construção de uma rodovia, avaliamos todos os impactos. Realizamos monitoramento de animais domésticos e silvestres, orientamos a comunidade do entorno, realizamos primeiros-socorros, entre outros serviços. É feito um grande trabalho para diminuir possíveis acidentes com a fauna”, comentou.

Para o supervisor da Guarda Ambiental Olímpio, este tipo de curso é muito rico. “O curso trouxe muito conhecimento para a Guarda principalmente no manuseio e cuidado com os animais silvestres. Recentemente, tivemos uma ocorrência - o resgate de uma falsa jararaca no bairro Canhema. Auxiliamos no manuseio sem machucar o animal e sem correr riscos. Depois da análise do biólogo, o animal foi devolvido para a natureza em segurança”, comentou.

O principal objetivo da Guarda Ambiental é a prevenção e inibição de crimes ambientais. A Guarda tem a função de fiscalizar e, quando necessário, fazer autos de infração, sempre baseados na preservação ambiental da cidade.

O curso continua no ano que vem com novos temas. Para a secretaria de Meio Ambiente, Tatiana Capel, é muito gratificante contribuir com a formação dos profissionais da Guarda Ambiental. “Faz parte do nosso trabalho e esta troca de conhecimento é muito rica. O trabalho em parceria entre as secretarias de Defesa Social e Meio Ambiente vem sendo um sucesso na preservação ambiental” comentou a secretária.

Para reforçar a fiscalização, inibir e combater crimes ambientais, a Defesa Social criou em julho deste ano a Guarda Ambiental, e a sede foi inaugurada em agosto, no bairro Eldorado, na região Sul, local com maior número de registros de infrações ambientais como descarte irregular de lixo e apreensão de animais silvestres. A sede fica na Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55.

Denúncias
Tels.: 0800-770-5559, 4044-0249 ou 153.
Por e-mail – diademalegal@diadema.sp.gov.br, gcm@diadema.sp.gov.br

Comente aqui