Data: 30/07/2015 14:35 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Feira Livre Noturna tem forró e música cigana em Diadema

Apresentação é uma das primeiras atividades para divulgar o 1º Festival de Cultura Cigana , nesta quinta-feira


Grupo Amor Gitano
Grupo Amor Gitano

Quem for à Feira Livre Noturna nesta quinta-feira (30/7), poderá conferir a performance do grupo Amor Gitano, que traz em seu repertório músicas como Menino Bonito (Rita Lee) e Gitana (Skakira), em versões que utilizam violão e castanholas. Sete dos 21 integrantes do grupo farão apresentações de dança e música ao vivo como um convite à população a participar do 1º Festival de Cultura Cigana de Diadema – Ciganidade e Valores de Paz.

O grupo se apresenta, a partir das 19h30, dentro da programação cultural realizada pela Feira Livre Noturna, que nesta semana, também inclui o Trio Marajó, com o forró pé de serra.

Ciganidade

Os ciganos são divididos em clãs, grupos ou famílias e seus conhecimentos são transmitidos oralmente de pais para filhos. As mulheres, geralmente, são oraculistas (lêem baralho cigano e tarô, borra de café, entre outros) e se vestem com saias compridas e coloridas, sem mostrar pernas e barriga.

O Festival de Cultura Cigana acontece entre os dias 1 e 8 de agosto, no Centro Cultural de Diadema, e conta com atividades como exposições livres e monitoradas, apresentações de música e dança, contação de histórias, workshop e oficinas de artesanato e palestras. Durante o festival, serão abordados os mitos e verdades sobre a cultura cigana, bem como os benefícios da dança para a mulher.

A maioria dos eventos é gratuita. Apenas o show de encerramento com Roberto Petrovich, banda e bailarinos (8/8) é pago. O ingresso varia entre R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira). A programação completa do festival e a Agenda Cultural do mês de agosto estão disponíveis em todos os Centros Culturais da cidade e no site da Prefeitura www.diadema.sp.gov.br.

Feira Noturna

Criada em 22 de agosto de 2013, a Feira Livre Noturna funciona todas as quintas-feiras, das 18h às 22h, com barracas de frutas, verduras, legumes, pescado, alho, batata, cebola, plantas e flores, produtos japoneses, yakissoba, massas, doces, além de pasteis e caldo de cana. A cada semana há uma programação musical diferente, fruto da parceria entre as secretarias de Cultura e Segurança Alimentar.


Serviço:

30 de julho, quinta-feira, a partir das 19h30

Apresentação do grupo Amor Gitano na Feira Livre Noturna

Praça da Moça. Encontro da Avenida Alda com Rua Graciosa, s/n – Centro

Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes

Rua Graciosa, 300 – Centro.

Tel.: 4056 3366

Comente aqui