Data: 13/06/2019 16:05 / Autor: Redação / Fonte: Fábrica de Cultura

Fábricas de Cultura realizam arraial cultural

Unidades Jaçanã, Vila Nova Cachoeirinha, Jardim São Luís e Diadema realizam festas e atividades relacionadas às tradições da data


Crédito: divulgação/Poiesis

Junho é mês de Festa Junina e as Fábricas de Cultura não ficarão de fora das comemorações! As unidades Jaçanã, Vila Nova Cachoeirinha, Jardim São Luís e Diadema promoverão, ao longo do mês, algumas atividades no clima das festividades. Vão rolar desde as festas tradicionais, com quadrilha e barraquinhas, até dança afro, percussão e capoeira, além de vivências que exploram as tradições da data. As Fábricas de Cultura são equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administradas pela Poiesis.

A Festa da Fábrica de Diadema rola no dia 15/6. As atividades começam às 10h, com uma vivência de “zumba junina”, e seguem até às 20h. Ao longo do dia, vai rolar quadrilha, apresentações de forró, brincadeiras, entre outras atividades, não perca!

Já no Jaçanã, a festa será no dia 22/6. A Fábrica fará um típico “Arraiá” com show de forró, comidinhas, quadrilha, etc. O pessoal da zona norte também terá a opção de prestigiar a Festa da Vila Nova Cachoeirinha. Além de quadrilha, a Festa contará com apresentações de dança cigana e os shows da dupla sertaneja Robson e Léo e de Fabinho Zabumbão, que trará os ritmos do forró, baião, xote, arrasta-pé entre outros para celebrar a cultura nordestina.

No Jardim São Luís, a Festa agradará a todos os gostos. Vai rolar sertanejo, dança afro e samba. Dia 29/6!

Confira a programação completa:

Diadema      

Forrozão Junino

15/6. Sábado, 16h. Recomendação etária: livre.

O workshop apresenta técnicas e passos do forró para compor a coreografia que será apresentada na confraternização de Festa Junina.

Zumba Junina

15/6. Sábado, 10h. Recomendação etária: livre.

Além de ser um exercício festivo com mistura de ritmos de salsa, merengue, samba, axé, entre outros, a Zumba auxilia no bem estar dos praticantes, na perda de peso e até na prevenção de doenças cardíacas. E você já imaginou combinar o estilo da zumba com os festejos juninos? A professora Zin Katy, junto com a equipe da Fábrica, te convida para a Zumba Junina. Participe!

Festa Junina da Fábrica

15/6. Sábado, 9h30. Recomendação etária: livre.

A 1º Festa Junina da Fábrica de Diadema terá tudo o que se tem direito em uma festa junina: barracas típicas, quadrilhas, apresentações artísticas, DJ, fogueira e muita brincadeira.

DJ Betão (Festa da Gang)

15/6. Sábado, 14h às 20h. Recomendação etária: livre.

O DJ Betão traz para a festa de Diadema uma playlist com os mais diversos ritmos.

Forró Pé de Serra – com Trio Marajó

15/6. Sábado, 16h. Recomendação etária: livre.

Formado por um zabumbeiro, tanguista e um sanfoneiro, o trio apresenta em seu repertório nomes consagrados e novos talentos da cultura popular nordestina.

Jaçanã

Arraiá da Fábrica – Show de Forró com o Trio Arco Verde

22/6. Sábado, 17h.

A Fábrica do Jaçanã promove um típico arraial, com direito a brincadeiras, comidas, a tradicional quadrilha e ainda um show de forró com o “Trio Arco Verde”.

Jardim São Luís

Festa Junina

Domingueira Sertaneja

29/6. Sábado, 16h. Recomendação etária: livre.

Uma das atrações da Festa Junina do Jardim São Luís é o “Domingueira Sertaneja”, uma celebração à música caipira de raiz.

Show de Forró com o Trio Arco Verde

29/6. Sábado, 16h. Recomendação etária: livre.

O Trio Arco Verde traz o tradicional “Forró Pé de Serra” das raízes de Luiz Gonzaga e Severino Januário.

Paulinho FDS

29/6. Sábado, 18h. Recomendação etária: livre.

Conhecido por encabeçar o grupo de samba popular “Fim de Semana”, Paulinho FDS se apresenta

A tradicional Festa Junina da Fábrica de Cultura contará com diversas apresentações e uma delas é o do Paulinho FDS, músico nascido na região de Jardim São Luís, conhecido por ter encabeçado o popular grupo de samba Fim de Semana. Hoje, Paulinho FDS segue em carreira solo, lançando singles e busca manter a chama do samba viva nas veias das periferias.

Grupo Espírito de Zumbi

29/6. Sábado, 17h. Recomendação etária: livre.

Tradicionalmente, em Festas Juninas são apresentados costumes e elementos tipicamente regionais da cultura caipira. Para promover a interação e a difusão com outras culturas, a Festa da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís contará com a apresentação do grupo Espírito de Zumbi, que traz trabalha com dança afro, percussão e capoeira.

Vila Nova Cachoeirinha

Forrozeando na Fábrica

19 e 23/6, Quarta, 19h. Domingo, 15h. Recomendação etária: livre.

Na Vila Nova Cachoeirinha vai rolar preparação para a Festa Junina para ninguém passar vergonha. A Fábrica promove a oficina “Forrozeando na Fábrica” que ensinará técnicas e passos da dança. O encerramento da aula será na Festa Junina da Fábrica num grande baile de forró!

Sertanejo sem mistura

16/6. Domingo, 14h. Recomendação etária: livre

Por meio de apresentações musicais, a atividade busca difundir a cultura sertaneja caipira ou raiz, proporcionando oportunidades a novos artistas deste segmento.

Festa Junina na Fábrica

Cultura Tradicional

23/6. Domingo, às 14h. Recomendação etária: livre.

A Festa Junina da Fábrica terá apresentação de quadrilhas, dança cigana e as atrações musicais ficarão por conta da dupla sertaneja Robson e Léo e Fabinho Zabumbão, com muito forró, baião, xote, xaxado, coco, ciranda e arrasta-pé, em busca de reforçar a cultura nordestina. Não perca!

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

Telefone: (11) 2233-9270

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP

Telefone: (11) 4051-5000

Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

www.fabricasdecultura.org.br

Comente aqui