Diadema Esporte

Diadema terá dois representantes nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Atleta de triatlo e lançamento de martelo representarão o município na competição

  • Data: 26/07/2019 09:07
  • Alterado: 26/07/2019 09:07
  • Autor: Lucas Montagnini
  • Fonte: PMD
Diadema terá dois representantes nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Crédito:Wagner Carmo

Os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, começam na próxima sexta-feira, 26/7, e a delegação brasileira tem alguns atletas que são esperança de garantir o pódio. Moradores de Diadema, Jefferson Santos e Allan Wolski são um desses exemplos que representarão o Brasil na competição mais importante da América Latina.

O legado do esporte entre gerações: Jefferson Santos

Morador do bairro Piraporinha, o jovem de 23 anos Jefferson Santos, é atleta de decatlo do Esporte Clube Pinheiros. Tradicional em Olimpíadas, o esporte é disputado em uma única competição que inclui dez provas a serem realizadas em dois dias (corridas de 100, 400 e 1.500 m rasos, 110 m com barreira, salto em distância, em altura e com vara, lançamento de dardo e de disco além de arremesso de peso).

Apesar de ser estreante no Pan-Americano, Jefferson é tricampeão brasileiro e bicampeão sul-americano da modalidade e está muito animado com a competição.

“Minha expectativa é uma das melhores. Por se tratar de um campeonato muito intenso, quero ficar entre os cinco melhores da minha prova. Mas é claro, uma medalha seria uma grande vitória”, comentou.

Mas toda motivação do decatleta não é em vão. Sua tia, Luciana Alves, disputou duas Olimpíadas (Sydney, em 2000 e Atenas, em 2004) em duas provas de atletismo diferentes. Além disso, competiu nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e tem sete participações em mundiais.

Hoje, ela inspira o atleta a trilhar seus caminhos. “Quando iniciei no atletismo, minha tia estava no auge. Então eu a assistia em competições e treinos para me dar mais ânimo em seguir no esporte”, contou o atleta.

Para chegar em grandes competições como os Jogos Pan-Americanos disputando um esporte que é necessário ter muita resistência física, é necessário uma rotina de trabalhos exaustivos além de uma alimentação regrada. “Para competir em alto nível, treino três provas diferentes em dois períodos (manhã e tarde) todos os dias, totalizando cinco horas. Preciso de uma boa alimentação e muita dedicação”.

Após o treinamento intenso, o atleta recorre a atividades para relaxar. “Nas horas vagas procuro sempre me recuperar com métodos como massagem, piscina, fisioterapia, acupuntura e pilates”, completou.

A esperança de pódio no lançamento de martelo: Allan Wolski

Allan Wolski é atleta de lançamento de martelo do Esporte Clube Pinheiros e mora em Diadema, no bairro Jardim Nações, há 15 anos. Essa será sua segunda participação em Jogos Pan-Americanos e, neste ano, será o único representante brasileiro na modalidade. Sua estreia na competição foi em 2015, em Toronto (Canadá), quando conquistou a quinta colocação.

No lançamento de martelo, o atleta se posiciona em uma base de concreto circular e deve arremessar uma esfera de metal de 7,2 kg (na categoria masculina) que é presa a um cabo de aço, na maior distância possível.

Estar sempre em forma em um esporte que exige tanta força do competidor não é uma tarefa fácil. Para Allan, a atenção em vários detalhes é capaz de se transformar em grandes performances. “A preparação requer muito sacrifício financeiro, físico e psicológico. É uma rotina desgastante. Em média são de seis a oito horas de treino por dia, sem contar as viagens, fisioterapia, uma boa alimentação e suplementação”, declarou.

Atleta desde os 15 anos de idade, Wolski acredita que toda dedicação pode render bons resultados nessa edição do Pan-Americano. “Minhas expectativas em grandes competições sempre são as melhores, pois planejo estar bem preparado nelas”, contou.

Com treinos exaustivos durante todo ano, o esportista conta como faz para equilibrar sua rotina com o lazer . “Utilizo meu tempo livre para passear com a minha família. No meu início de preparação, eu frequento bastante o Parque do Paço para melhorar meu condicionamento físico”, contou Allan.

Além da quinta colocação nos jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, Allan já foi campeão brasileiro na categoria, campeão sul-americano, Ibero-Americano e quebrou diversos recordes pessoais em 13 anos de carreira.

Serviço

Jefferson Santos competirá no Pan-Americano nos dia 6 de agosto, a partir das 16h e no dia 7 a partir das 16h15. Enquanto isso, Allan Wolski irá competir no dia 8 de agosto às 16h.

Compartilhar:
1
Crédito:Wagner Carmo
1
Crédito:Wagner Carmo
1
Crédito:Wagner Carmo
1
Crédito:Wagner Carmo










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados