Data: 18/06/2021 21:05 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema

Diadema supera marca de 154 mil doses de vacina contra a covid-19 aplicadas

Pela primeira vez, município realiza mais de 6 mil aplicações com a primeira dose em um único dia


Crédito: Governo do Estado de São Paulo

Em mais um demonstrativo da eficiência na aplicação da vacina contra a covid-19 no município, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), celebra ter alcançado nessa sexta-feira (18), a marca de 154.372 doses aplicadas desde o início da Campanha Municipal de Vacinação covid-19. Ao todo, foram aplicadas, até agora 115.028 primeiras doses (D1) e 39.344 segundas doses (D2).

Com o número de primeiras doses aplicadas, já são 27% da população diademense vacinada com a D1, ou seja, um em cada quatro morador já foi imunizado.

Recorde sobre recorde

Outra boa notícia é que pelo terceiro dia consecutivo a cidade bate recorde de vacinação diária: na quarta-feira (16), foram aplicadas 5.155 primeiras doses (D1); na quinta-feira (17), foram 5.435 doses de D1 no mesmo dia e hoje, pela primeira vez, foi superada a marca de 6 mil vacinados em 24h: foram exatas 6.227 primeiras doses aplicadas.

“Sabemos que ainda não é hora de comemorar, pois é necessário garantir a segunda dose de todos para completar o esquema vacinal, mas seguimos trabalhando arduamente para avançar ainda mais com a vacinação em Diadema. O momento ainda é de muita precaução e cuidado, mas seguimos com foco no trabalho e na esperança que tempos melhores chegarão. Quero registrar também meu agradecimento a todos os trabalhadores da Atenção Primária e da Vigilância à Saúde que estão empenhados nessa campanha. Viva a ciência. Viva o SUS”, afirma a secretária municipal da saúde, Rejane Calixto.

Dia D

Amanhã (19), das 8h30 às 16h, quase todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abertas, com exceção da UBS do Centro, que estará vacinando no Teatro Clara Nunes, e a UBS Conceição, que vai vacinar no Galpão da Associação Oeste dos Moradores para mais um Dia D de vacinação.

Para evitar aglomeração e organizar o processo de vacinação nas UBS neste dia, a SMS recomenda horários alternados para a aplicação de doses:

MANHÃ: Pessoas de 46, 47 e 48 anos (sem comorbidades)

TARDE: Pessoas de 44 e 45 anos (sem comorbidades)

Além desse público acima, também estão autorizadas a receberem a primeira dose as pessoas com comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde acima de 18 anos, profissionais da educação acima de 18 anos (desde que tenha cadastro no site Vacina Já Educação aprovado e já tenha recebido o QR Code), gestantes em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) acima dos 18 anos e Pessoas com Deficiência Permanente (PCD), entre 18 a 59 anos. Quem está apto a tomar a segunda dose e ainda não concluiu o esquema vacinal também poderá procurar a unidade de referência para garantir a imunização.

Não será necessário realizar agendamento. Basta o usuário comparecer à unidade e, no momento da vacinação, apresentar o documento de identificação pessoal e comprovante de residência de Diadema e/ou carteirinha da UBS. Em caso de segunda dose, o comprovante da D1 é obrigatório (o documento deve registrar que a vacina foi feita em um dos postos do município de Diadema).

Se possível, a SMS recomenda ainda fazer o pré-cadastro prévio no site www.vacinaja.sp.gov.br (o cadastro não é obrigatório), pois agiliza no processo de digitação das doses aplicadas pelo município no site do Governo do Estado de São Paulo.

E para garantir a segurança dos profissionais da saúde e do próprio munícipe, os técnicos da Saúde recomendam que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações e que sejam seguidos todos os protocolos sanitários, como uso correto de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.

Comente aqui