Data: 20/09/2019 15:52 / Autor: Beatriz Lucas / Fonte: PMD

Diadema realizou Encontro de Conselhos Escolares

Os participantes puderam falar sobre as experiências positivas em cada escola, relacionadas ao tema “Vizinhos da Escola”, que é um desdobramento da primeira fase


Encontro de Conselhos Escolares promove troca de experiências
Encontro de Conselhos Escolares promove troca de experiências

Crédito: Thiago Benedetti

Na última quinta-feira, 19/09, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Educação, realizou encontro de Conselhos Escolares da Região Centro para segunda fase do projeto Diálogos Educativos cujo objetivo foi apresentar experiências adotadas em uma escola que possam ser avaliadas e implantadas também nas demais.

O evento aconteceu na EMEB Anita Catarina Malfatti e reuniu diretores, vice-diretores e conselheiros de  cerca de 10 escolas da região. Os participantes puderam falar sobre as experiências positivas em cada escola, relacionadas ao tema “Vizinhos da Escola”, que é um desdobramento da primeira fase.  A EMEB Olga Benário Prestes, por exemplo, ressaltou a atividade que está desenvolvendo com o foco na revitalização do entorno. Já a diretora da EMEB Anita Catarina Malfati contou sobre os eventos que são realizados com a ajuda dos conselheiros e vizinhos.

“Esse encontro tem como foco aproximar a comunidade com a escola, com a Secretaria de Educação e diretores para que a gente possa unir forças em prol dos alunos e da escola. Essa troca proporciona engajamento e a possibilidade de resolvermos juntos os problemas”, explicou o secretário de Educação, Cacá Vianna.

Para Samila dos Santos, diretora da EMEB Anita Catarina Malfati, a reunião propicia um olhar para além da escola e a pensar em novas práticas. “Com isso, os alunos terão um ambiente melhor, uma escola mais organizada e o empoderamento dos pais. Quando eles se empoderam há um melhor entendimento da importância que a escola tem para os filhos. A participação dos pais faz com que a criança se importe mais com os estudos, com o espaço, entre outros”.

A primeira fase aconteceu em abril e março na Secretaria de Educação, quando o projeto foi lançado com o intuito de mostrar o trabalho que é desenvolvido pela secretaria. Na ocasião, os pais levantaram questões que aconteciam no entorno das unidades.

“Esse encontro com todos os conselhos da mesma região é muito importante. A experiência do outro acrescenta no nosso trabalho com as crianças, com a direção”, contou a conselheira da EMEB Evandro Caiafa Esquivel, Mirarley Cássia Martins.

Crédito: Thiago Benedetti

Comente aqui