Data: 07/09/2019 10:08 / Autor: Redação

Diadema realiza Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Diadema realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente (RECAD)


Confêrencia Municipal de Assistência Social de Diadema
Confêrencia Municipal de Assistência Social de Diadema

Crédito: Adriana Horvath

Nesta sexta-feira, 06/09, a Prefeitura de Diadema realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, RECAD.  Nas duas últimas semanas, a população teve a oportunidade de participar das Pré-Conferências, realizadas em quatro regiões da cidade, nas quais foram apresentadas propostas para aprimoramento das políticas públicas de Assistência Social em três eixos: Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; Financiamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS; Democracia e controle social no SUAS. A 13ª Conferência teve como tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social” e o objetivo foi analisar as propostas destinadas a cada esfera de governo.
“Hoje é um dia para concluir o que foi discutido nas Pré-Conferências. É o momento para o aperfeiçoamento das políticas públicas de Assistência Social”, afirmou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.
Durante o evento, a secretária interina fez um balanço do que foi discutido na 12ª Conferência de Assistência Social e o que o município avançou em relação às propostas do ano passado, como topografia social, diagnóstico do trabalho infantil, revisão de leis, entre outras.
A Conferência, organizada pela Secretaria de Assistência Social (SASC), reuniu 250 pessoas, entre profissionais e moradores, e contou com contextualização dos eixos, plenária de discussão e deliberação das propostas e eleição dos delegados para a Conferência Estadual.
Para a Conferência, a SASC contratou uma assessoria técnica responsável por coletar as informações e interpretar os dados; sistematizar as propostas, deliberações e o relatório final para apresentação ao Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Assistência Social e Cidadania. A assessoria técnica garante uma única diretriz para todos os encontros e auxilia nos procedimentos metodológicos e na produção de dados e relatórios.
A assessora técnica, Valéria Geovanetti, da Escudeiro Geovanetti em Gestão Social, destacou a participação do público na Conferência. “A assistência social é uma política muito nova e precisa ser consolidada, enraizada, e só com a participação da população isso é possível. A Conferência Municipal de Assistência Social de Diadema reuniu muita gente, muitos usuários e isso é importantíssimo para o fortalecimento da política de assistência”.
“Quem está em situação de vulnerabilidade só quer uma oportunidade. Eu me encontrei nessa situação e recebi assistência. Hoje, eu retomei os meus estudos e almejo fazer uma faculdade”, contou o usuário do serviço João Batista Araújo de Oliveira, emocionado durante o discurso.
O evento ainda contou com a presença da representante técnica das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social – Drads, Maura da Silva

Comente aqui