Data: 02/09/2019 08:13 / Autor: Beatriz Lucas / Fonte: PMD

Diadema promove Pré-Conferências descentralizadas

O objetivo foi unir a sociedade civil e o poder público na apresentação de propostas para a efetivação de políticas públicas na área de Assistência Social


Pré-Conferências
Pré-Conferências

Crédito: Adriana Horvath

Cerca de 450 pessoas, entre profissionais e moradores, participaram das Pré-Conferências realizadas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania desde a última terça-feira, 27/08, até sexta-feira, 30/08. 

“Realizamos as Pré-Conferências descentralizadas com o intuito de alcançar o maior número de pessoas e viabilizar o acesso da população atendendo a especificidade de cada bairro. Nas quatro regiões foram discutidas propostas que serão compiladas e apresentadas na Conferência Municipal de Assistência Social”, ressaltou a secretária interina de Assistência Social, Caroline Rocha.

As propostas são para o governo municipal, estadual e federal. Entre elas, está a sugestão para que o município fortaleça os espaços de controle social e participação popular. Já para o estado e para a União, as propostas foram, respectivamente,  a ampliação dos recursos destinados às políticas públicas e o descongelamento dos gastos públicos.

João Batista de Oliveira é usuário do serviço de Assistência Social há mais de dois anos e destaca a importância da participação dos munícipes nas Pré-Conferências. “A população tem em mãos uma força muito grande e precisa exercer sua cidadania. Essas conferências trazem o povo para mais próximo das políticas públicas com a oportunidade de reivindicar direitos”.

“As Pré-Conferências demonstram o quanto o município está preocupado com a fomentação de políticas públicas e em aproximar quem de fato é o maior beneficiário de toda política pública, que é a população”, afirmou a psicóloga da Casa Beth Lobo, Jéssica de Paula.

Para as Pré-Conferências, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania contratou uma assessoria técnica que foi responsável por realizar encontros preparatórios com a comissão organizadora da Conferência Municipal de Assistência Social, além de contribuir com a coleta de informações e interpretar os dados; sistematizar as propostas, deliberações e o relatório final para apresentação ao Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Assistência Social e Cidadania, registrando todo o processo, bem como apontando as deliberações para a Conferência Municipal. A assessoria técnica garante uma única diretriz para todos os encontros e auxiliam nos procedimentos metodológicos e na produção de dados e relatórios.

XIII Conferência de Assistência Social de Diadema

06/09 – 8h às 17h - RECAD

Rua Oriente Monti, 201 – Jardim do Parque

Comente aqui