Diadema Palestra

Diadema promove a palestra “Trabalho Infantil, desafios e perspectivas”_x000D_

O desafio de enfrentar e prevenir situações de trabalho realizadas por crianças e adolescentes foi o foco do seminário

  • Data: 13/06/2017 13:06
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Diadema promove a palestra “Trabalho Infantil

“Trabalho Infantil

Crédito:Thiago Benedetti

O desafio de enfrentar e prevenir situações de trabalho realizadas por crianças e adolescentes foi o foco do seminário “Conjuntura Brasileira na Atualidade – Desafios para a Prevenção do Trabalho Infantil”, realizado na manhã desta segunda-feira (12/06), na sede da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente (RECAD). O evento marca a data instituída como Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Voltado para profissionais da rede socioassistencial, estudantes da área e população, o seminário promoveu a palestra “Trabalho Infantil, desafios e perspectivas”, ministrada por Marcos Antônio da Silva Souza, também conhecido como Markinhus, assessor em Políticas Públicas na área da infância e juventude, membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (Condepe) e do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) – Brasília.

“Existe ainda a ideia de que melhor estar trabalhando do que na rua, mas, na verdade, é melhor estar na educação e na família do que trabalhando. Estamos falando de uma coisa cultural e tem também uma questão histórica de desigualdade social. As famílias mais pobres usam a mão de obra como parte da renda familiar”, afirmou o palestrante e membro do Movimento Meninos e Meninas do ABC-Paulista/SP.

Durante a palestra, ele apresentou as conquistas e os desafios para enfrentamento do problema. “É preciso uma inversão de olhar e foco. É preciso discutir o enfrentamento a essa situação sob perspectiva de rede e não setorizado como algo só da assistência social ou só da educação. Assim, há a necessidade de retomar e fortalecer as redes comunitárias como ONGs, projetos, vizinhos, grupos culturais, sociedade de amigos de bairros e outras instituições que apoiem a família”, ressaltou.

Entre as principais situações atendidas na rede municipal estão venda de doces em faróis, cuidar das tarefas domésticas, serviços como lavagem de carros, entre outros. Para denúncias de violações de direito, a população pode utilizar o disque 100 ou instituições como RECAD, conselhos tutelares, Centro Especializado em Assistência Social (CREAS).

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, destacou que a discussão está em harmonia com a implementação do plano de ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o desenvolvimento de estratégias para mobilização e sensibilização da rede municipal, além da promoção de reflexão temática para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi criado por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. Desde 2004, a RECAD, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Comissão Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Infantil (COMPETI) realizam ações de sensibilização e mobilização frente ao Dia Mundial.

Compartilhar:
1
Crédito:Thiago Benedetti “Trabalho Infantil
1
Crédito:Thiago Benedetti

  • Data: 13/06/2017 01:06
  • Alterado: 15/08/2023 07:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados