Diadema Palestra

Diadema promove palestra sobre coronavírus para profissionais da Saúde

Evento foi realizado pela Coordenadoria de Vigilância à Saúde Epidemiologia e Controle de Doenças, no auditório do Quarteirão da Saúde, para os profissionais da rede pública e privada

  • Data: 06/03/2020 16:03
  • Alterado: 06/03/2020 16:03
  • Autor: Keila Macedo
  • Fonte: Secom Diadema
Diadema promove palestra sobre coronavírus para profissionais da Saúde

Crédito:Thiago Benedetti

A Secretaria de Saúde divulgou nesta sexta-feira, 6/3, as estratégias municipais para a vigilância e o tratamento ou manejo nos casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). 

Aproximadamente 300 pessoas participaram do encontro. Além da rede municipal, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Instituto Adolfo Lutz, Next, Santa Helena, Intermédica, Sodiprom, Fundação Florestan Fernandes, secretarias de Habitação, Assistência Social e Cidadania e Gestão de Pessoas.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Cláudio Sartori, na abertura, falou sobre o grupo de trabalho de Resposta Municipal à Emergência em Saúde Pública criado no dia 7/2. “Com a formação do grupo e a realização deste evento, nosso principal objetivo é alinhar as informações e combater as fake news. A rede está preparada, alerta, e temos um fluxo ágil de procedimentos. Não é momento para pânico. O grupo visa esclarecer a população e planejar medidas de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde”, comentou.

As reuniões do grupo ocorrem semanalmente com técnicos da Secretaria de Saúde, Coordenadoria de Vigilância à Saúde, Urgência e Emergência (PS/PA/SAMU), Atenção Hospitalar, Atenção Básica, Assistência Farmacêutica e Laboratório.

O médico sanitarista, do Grupo de Vigilância Epidemiológica III de Santo André, Fernando Galvaneze, falou sobre o cenário epidemiológico no grande ABC e no mundo. “O município de Diadema teve apenas um único caso descartado. Fora da China a doença ainda esta em ascensão. Epidemias têm grande comoção do ponto de vista humano, econômico e a grande oportunidade de aprendizado do comportamento da doença. O acesso a informação é muito grande, tanto a boa como a má informação, e o nosso papel, como profissionais da área, é também de educar do ponto de vista da saúde pública informando corretamente a população” ressaltou.

Atualmente, constam na lista de alerta do Ministério da Saúde 27 países com transmissão local: Austrália, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Noruega, Reino Unido, San Marino, Suíça, Grécia, Dinamarca, Croácia, Espanha, Holanda, Finlândia, Estados Unidos, Canadá, Irã, Emirados Árabes Unidos. As pessoas que estiveram nesses países nos últimos 14 dias e apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, serão enquadradas como casos suspeitos de coronavírus.

Outros temas abordados durante o evento foi o diagnóstico laboratorial, como vai funcionar o fluxo de notificação dos possíveis casos confirmados do Covid-19 a partir da apresentação da ficha municipal de notificação como caso suspeito, passando pelo fluxo de atendimento na Atenção Básica, Pronto Atendimentos, Pronto Socorro Municipal e Hospital Municipal, e o fluxo de notificação na rede privada. E, por fim, as estratégias de prevenção e comunicação sobre o Covid-19.

“Aumentou o número de pessoas na UBS querendo esclarecer informações por conta de tanta divulgação da imprensa. Os profissionais reforçam os procedimentos de prevenção e esclarece as dúvidas. Neste momento, é importante participar deste tipo de palestra pois, agrega ao nosso conhecimento”, comentou a enfermeira da UBS Parque Reid, Juliana Martinez.

Vírus/Medidas de Prevenção

Os coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. As pessoas mais vulneráveis à ação do vírus são os idosos, as pessoas imunodeprimidas e pacientes com doenças crônicas.

A intensidade pode ser de leve a moderada e os sintomas são semelhantes a um resfriado, como febre alta, tosse e dificuldade de respirar. A confirmação é feita por exame de sangue. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente, por gotículas de tosse e espirro. Por isso, durante o evento, foi reforçado a importância dos cuidados pessoais para evitar a proliferação do vírus.

O Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas, se estiver doente, evitar contato físico com outras pessoas, ficar em casa até melhora, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos e evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.

Compartilhar:
1
Crédito:Thiago Benedetti
1
Crédito:Thiago Benedetti
1
Crédito:Thiago Benedetti










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados