Data: 29/08/2019 11:14 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Diadema orienta sobre produtos que possam interferir no aleitamento

Evento voltado para área farmacêutica faz parte da programação do Agosto Dourado no município


Agosto Dourado-Quarteirão da Saúde
Agosto Dourado-Quarteirão da Saúde

Crédito: Adriana Horvath

Mais de 100 profissionais de saúde, comerciantes e representantes técnicos de drogarias, farmácias, super e hipermercados de Diadema participaram do evento “Vigilância Sanitária atua na proteção das lactantes e crianças”, promovido pela Prefeitura de Diadema, nesta quarta-feira (28), no auditório do Quarteirão da Saúde (QS). O objetivo foi informar, orientar e tirar dúvidas sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). O evento faz parte da programação do Agosto Dourado, mês dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar.

“Estamos comprometidos em ações de prevenção e promoção à saúde. Quando nós estamos falando de apoio à mulher trabalhadora que amamenta e do direito da criança de beber o leite materno, estamos falando do desenvolvimento infantil e da relação dessa mãe com a criança e com a família. A amamentação extrapola a relação familiar. Assim, o Agosto Dourado e as ações que acontecem há alguns anos para incentivo do aleitamento materno é o compromisso de Diadema voltado para a promoção da saúde”, afirmou a coordenadora de Vigilância à Saúde de Diadema, Andréia de Conto Garbin.

O evento teve início com a apresentação do Coral Humaniza Som, formado por servidores da Secretaria de Saúde. Após a abertura oficial, profissionais do Serviço de Vigilância Sanitária encenaram uma demonstração sobre o processo de amamentação e o desestímulo com o uso de fórmula e bicos artificiais. A programação contou ainda com palestras sobre NBCAL; procedimentos para obtenção de licença sanitária para drogarias; e Polo de Cosméticos e oportunidade de parcerias.

Para a médica veterinária e técnica da Vigilância Sanitária (VISA), Tatiana Mennucci, a NBCAL é uma importante contribuição para a adequada nutrição dos lactentes e das crianças de primeira infância. “Ela foi estruturada em três aspectos: na comercialização e no uso adequado de alimentos e itens de puericultura, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras; no incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses; e no incentivo à continuidade do aleitamento até os dois anos de idade”, explicou.

Espaço Amamentação

O Quarteirão da Saúde (QS) inaugurou, nesta quarta-feira (28), o Espaço Amamentação, com poltronas para mães que desejam mais de privacidade no momento de amamentar os filhos. “Aqui é bom e me sinto mais à vontade”, relatou a moradora da Vila Conceição, Josilaine Batista. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) já contam com o Espaço Amamentação.

A lei municipal 3.529/2015 também garante o aleitamento materno em todo estabelecimento de Diadema, independente de áreas próprias ou não. O estabelecimento que proibir ou constranger o ato de amamentação em suas instalações estará sujeito à multa a partir de R$ 636,32.

Neste ano, o Agosto Dourado tem como tema “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação. Hoje e para o Futuro” e ressalta a importância da rede de apoio que a mãe precisa ter para se dedicar à amamentação. A estudante de nutrição e grávida de oito meses da filha Luana, Gabriela da Silva Ferreira de Freitas, apoia as ações do Agosto Dourado. “Fiquei muito feliz quando soube das atividades do Agosto Dourado. É importante tanto para a conexão do bebê com a mãe como pelos nutrientes passados no leite, que se adequa ao que a criança precisa quando ela está doente, por exemplo. É sensacional”, afirma.

As atividades do Agosto Dourado seguem até 31 de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Confira a programação completa no site da Prefeitura (www.diadema.sp.gov.br).

Crédito: Adriana Horvath

Comente aqui