Data: 02/08/2021 16:26 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema

Diadema lança campanha ‘Compartilhando Sorrisos’ e anuncia retomada de atendimentos

CEO volta a fazer entrega de próteses dentárias e UBSs irão retomar, gradativamente, o atendimento com mínima intervenção priorizando, nesse momento pandêmico, crianças, pacientes crônicos


Diadema lança campanha ‘Compartilhando Sorrisos’
Diadema lança campanha ‘Compartilhando Sorrisos’

Crédito: Dino Santos

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou na manhã desta segunda-feira (2) a da Campanha Municipal de Saúde Bucal intitulada “Compartilhando Sorrisos”, com duas boas notícias: a retomada da entrega de próteses dentárias pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o reinício gradativo dos atendimentos de saúde bucal nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. 

O anúncio foi feito pelo prefeito José de Filippi Júnior durante visita ao CEO, localizado no Quarteirão da Saúde. Na ocasião, o prefeito estava acompanhado pela secretária municipal Dra Rejane Calixto e pela equipe da SMS: Maria Cláudia Vilela (diretora geral do Quarteirão da Saúde), Maria Luiza Salerno Malatesta (coordenadora da Atenção Básica), Gabriel Gonçalves Mariano (coordenador de Saúde Bucal), Poliana Poian Souza (coordenação de Saúde Bucal) e Célia Chaer (coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas).

“Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e o trabalho de enfrentamento à doença nos últimos meses, temos visto a redução, principalmente, do número de casos e mortes. Depois de meses parados, agora temos 86 pessoas já aguardando a fabricação da prótese. A fila começou a andar e isso é o que interessa para nós! Vamos fazer nossa parte para não faltar insumos e o apoio que a equipe precisa para que essa fila ande rápido e a população possa ter saúde bucal, alimentação, sorriso e esperança. Estamos reestruturando nossa rede de Atenção Básica e podem esperar muitas conquistas nos próximos meses”, afirmou o prefeito José de Filippi Júnior.

Próteses dentárias

A retomada do serviço ofertado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) será feito em duas etapas: na primeira, já iniciada, serão contemplados 86 pacientes, que em sua quase totalidade haviam iniciado o tratamento na gestão anterior e tiveram seu atendimento interrompido no segundo semestre de 2019, ficando aproximadamente 22 meses aguardando o serviço voltar a atender.

“Hoje é um momento de muita alegria para todos nós da Secretaria de Saúde, pois retomamos a entrega das próteses dentárias, que é um serviço de excelência feito por aqui no CEO e também retomamos o atendimento de saúde bucal nas UBS. Para que essa retomada fosse possível, foi preciso planejamento e investimento. É apenas o princípio de uma série de outras iniciativas que pretendemos implantar na área, reforçando o compromisso que temos em ofertar uma saúde de qualidade e trazer o sorriso no rosto da população de Diadema”, explicou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

Na segunda fase, o CEO começará a atender os pacientes que nem iniciaram o tratamento e estão aguardando em fila de espera. O serviço de prótese dentária é o mais procurado dentro do CEO, representando, atualmente, 65% da fila de espera de atendimento.

O número reduzido nessa primeira entrega (cinco) se justifica pelo momento atual da pandemia, mas o CEO já conta com 19 entregas agendadas para o mês de agosto.

Regina Celi Gonçalves foi uma das primeiras cinco contempladas pelo serviço. A usuária agradeceu o empenho da atual gestão.  “O atendimento agora foi bem mais rápido e é melhor. Estou satisfeita, assim como as outras pessoas atendidas”. 

Jucielda Ana de Lima começou o atendimento em 20 de agosto de 2019, mas com o rompimento de contrato na gestão anterior, ficou desde então sem o serviço. Em julho deste ano foi chamada pelo CEO e hoje já recebeu sua prótese dentária. “Estou feliz da vida. A prótese ficou linda e foi bem rápido o atendimento”.

Antônio Ferreira de Almeida foi outro contemplado. Assim como Jucielda, estava desde agosto de 2019 aguardando receber sua prótese nova pois a anterior quebrou e começou a ter dificuldade para mastigar. Ele conta que comer maçã ficou difícil e para comer carne só bem cozinha. “Uso prótese desde os meus 17 anos. A que tinha quebrou e fiquei aguardando conseguir outra. Cheguei a começar o atendimento, tirei o molde da prótese, mas aí parou tudo. O tratamento odontológico no particular é caro, então tive que aguardar esses quase 2 anos. Estou feliz, vai fazer muita diferença”.

Como funciona – O serviço atende demanda de próteses removíveis superiores e inferiores, totais e parciais, a depender da necessidade de cada caso. Os beneficiados com as próteses dentárias do CEO são definidos a partir de triagens realizadas nos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em média, para receber a prótese, o paciente passa de cinco a oito consultas, a depender da complexidade do caso.

Gabriel Gonçalves Mariano, cirurgião dentista e coordenador da área técnica de Saúde Bucal, explica que, neste momento, a retomada desse atendimento ainda é gradual, já que por conta dos protocolos sanitários vigentes, só é possível atender um paciente por hora. “O número de vagas ainda é limitado, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, já que após cada consulta com o uso de equipamento que gere aerossol, é necessário aguardar cerca de 30 minutos para iniciar a descontaminação do ambiente. Isso é importante para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais da saúde”.

O coordenador explica ainda que o CEO libera as vagas para as UBS e as mesmas avaliam os pacientes dentro da fila do SIS Reg, levando em consideração aspectos clínicos, determinantes sociais e, em alguns casos, a faixa etária do usuário. “Para atendimento no CEO é necessário que primeiramente o paciente procure sua UBS de referência. Após a avaliação inicial, caso haja necessidade e o paciente se enquadre nos critérios estabelecidos pelos protocolos clínicos, o mesmo será encaminhado para o serviço de saúde bucal especializado. A demanda é grande, mas vamos trabalhar para atender a todos”, ressalta Gabriel.

Saúde Bucal na Atenção Básica

As 20 UBS de Diadema irão retomar o atendimento com mínima intervenção, ou seja, aqueles realizados sem o uso de motor; com materiais restauradores para tratamento e prevenção. Segundo Gabriel, o intuito é de tratar lesões dentárias agudas e crônicas e prevenir aumento de grau dessas lesões e também o aparecimento de outras.

Os agendamentos serão realizados de 1h em 1h hora, para posterior limpeza e higienização da sala, visando atender todo o protocolo sanitário vigente.

No momento, serão priorizadas as crianças de zero a três anos, pacientes crônicos e as gestantes, além das urgências.

CEO

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) conta com nove salas onde são realizados atendimentos odontológicos considerados de média e alta complexidade e oferta serviços de diagnóstico bucal (com ênfase na detecção precoce de câncer de boca), cirurgia oral menor, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento das doenças da gengiva) e fornecimento de prótese dentária total e removível, além de cuidados aos pacientes com deficiência.

“Com a retomada da entrega das próteses, a gente restabelece o sorriso e a função. Nesse momento difícil de pandemia, a gente tem a grata satisfação de poder, através desse governo, trazer de volta aquilo que é muito importante aos brasileiros: poder sorrir e ter os dentes. Quando volta para o Brasil Sorridente, lá atrás, a gente tinha orientação que era a Fome Zero e a boca cheia de dentes. Hoje a situação no país ainda é complicada, mas a gente tem a boca cheia de dentes aqui em Diadema e vamos ter muito mais. O compromisso da gestão é muito grande com o atendimento ofertado à população”, celebrou Célia Chaer, coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas.

O CEO fica localizado no primeiro andar do Quarteirão da Saúde, localizado na Avenida Antonio Piranga, 700.

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