Data: 18/07/2019 14:50 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Diadema intensifica vacinação de sarampo com Dia D neste sábado

Ação ocorrerá no Terminal Metropolitano de Diadema e o Shopping Praça da Moça


Crédito: Thiago Benedetti

O município de Diadema segue a orientação da Secretaria de Saúde do Estado e realiza, no próximo sábado (20/7), o Dia D de Vacinação contra Sarampo em dois postos de vacinação: o Terminal Metropolitano de Diadema e o Shopping Praça da Moça, que funcionarão das 10h às 16h.

Inicialmente, a cidade não estava entre os grupos prioritários para vacinação. Entretanto, devido à circulação do vírus do sarampo no Estado e no país, a Divisão da Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo definiu que, no Dia D, a campanha seria ampliada para os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Além disso, São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Osasco e Guarulhos já estão entre os municípios prioritários.

A dose é destinada à população de 15 a 29 anos de idade. Pessoas com 30 anos ou mais serão imunizadas apenas após avaliação da carteira de vacinação, para identificar se há alguma dose em atraso.

A orientação é levar carteira de vacinação, documento de identidade com foto e cartão SUS, se tiver. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. No caso de dúvidas sobre se deve ou não tomar a dose, procure um posto de vacinação.

Transmissão

O sarampo é altamente contagioso e a transmissão do vírus da doença ocorre por gotículas do nariz, boca ou garganta, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou respira. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de 12 dias. Assim, a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e até o quarto dia depois que surgirem as placas vermelhas na pele.

Desde fevereiro de 2018, o Brasil registrou a circulação do vírus em 11 estados. Neste ano, o Estado de São Paulo confirmou 206 casos de sarampo até o início de julho.

Para proteger a população e reduzir a circulação do vírus, Diadema realizou a Campanha de Intensificação da Vacina Contra Febre Amarela e Sarampo/Caxumba/Rubéola entre os dias 10 de junho e 12 de julho.

Proteção

A única proteção contra o sarampo é garantida com a vacina SCR, que também protege contra caxumba e rubéola, e pode ser aplicada em crianças e adultos. Além da disponibilização da dose nas campanhas, a vacina também está incluída no Plano Nacional de Imunização, atividade de rotina das Unidades.

Para bebês, são necessárias duas doses, uma quando a criança completa um ano e o reforço aos 15 meses de idade. Para adultos, a recomendação é tomar duas doses. Caso a pessoa tenha mais de 30 anos, apenas uma é suficiente.

Serviço:

Dia D de Vacinação contra Sarampo

20 de julho de 2019, sábado, das 10h às 16h.

Postos de Vacinação:

•          Shopping Praça da Moça (Piso Araucária). Rua Graciosa s/n – Centro.

•          Terminal de Diadema. Avenida Presidente Kennedy, s/n – Centro.

Comente aqui