Data: 22/07/2015 14:20 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Diadema intensifica comunicação com moradores

Com novo site e aumento de seguidores no Facebook, Prefeitura amplia canais de interação com munícipes


Portal de Diadema
Portal de Diadema

A Secretaria de Comunicação oferece a população de Diadema um novo portal para se informar sobre a cidade e acessar os serviços oferecidos pela Prefeitura. Além das informações institucionais, o portal remete para sites como Serviços OnLine, Licitações, Portal da Transparência e Guia de Serviços. A estratégia é intensificar a interação com os moradores da cidade e manter a população bem informada.

“Temos uma população e um público jovem bastante numeroso, politizado e conectado. Precisamos conversar com essas pessoas e torná-las parceiras no desenvolvimento da cidade. Para isso, é importante que levem informações a seus pais, familiares e comunidade em que vivem ou trabalham”, afirma a secretária de Comunicação, Carol Grana, que, desde seu retorno à pasta, em agosto do ano passado, tem utilizado os meios tradicionais de informação e intensificado o uso de canais alternativos.

Trabalhando com aproximadamente apenas 40% do orçamento do ano passado e com redução no número de funcionários, Carol Grana desenvolveu o novo site com a equipe interna, sem contratação de agência, e em parceria com a própria área de Tecnologia de Informação da prefeitura.

“Nos momentos de crise, precisamos usar a criatividade buscando novas alternativas e otimizar os recursos, especialmente o financeiro. O que não podemos é deixar a população sem acesso às informações importantes, como as campanhas de saúde, vagas em escolas e em centros esportivos e eventos que ocorrem na cidade”, avalia Carol Grana.

Além do site, a Secretaria de Comunicação tem usado o Facebook e WhatsApp para desenvolver diversas campanhas, como dengue, limpeza, vacinação e temas ligados à cidadania, como respeito aos idosos, educação no trânsito e alimentação saudável. Todos os comentários são acompanhados e respondidos, sinalizando a gestão do prefeito Lauro Michels sobre situações discutidas pelos moradores. “Não vamos abandonar a distribuição de folhetos ou o uso de outdoors, mas precisamos nos adaptar a novas formas de comunicação, especialmente com o público jovem”, diz a secretária. “Nossos materiais impressos também passaram a adotar um layout mais moderno e dinâmico, como a Cartilha da Saúde, entre outros”.

A Secretaria de Comunicação também tem o desafio de contribuir para que moradores e opinião pública tenham uma nova imagem da cidade. “Diadema ficou marcada por ocorrências muito negativas nas últimas décadas. A comunicação quer colaborar para que os moradores tenham a percepção de que a cidade está mudando. Existem muitas atividades culturais, esportivas, parques, um dos teatros mais bonitos da região e a população precisa conhecer e ter orgulho disso. As redes sociais são um ótimo caminho para divulgar essas informações”, diz.

As atuais campanhas estão usando o slogan “Cada vez mais a cada dia” e traz a inovação e informação diária para a população.


Comente aqui