Data: 11/09/2020 16:29 / Autor: Keila Macedo / Fonte: Secom Diadema

Diadema instalou mais de 6 mil lâmpadas de LED

Programa É Claro que Fica está modernizando todo parque de iluminação pública do município, trazendo mais segurança


Prefeitura de Diadema instalou mais de 6 mil lâmpadas de LED
Prefeitura de Diadema instalou mais de 6 mil lâmpadas de LED

Crédito: Thiago Benedetti

Durante o mês de agosto, o Programa “É Claro que Fica” instalou 854 novas luminárias na cidade. O programa percorreu os bairros Campanário, Piraporinha, Casa Grande, Taboão, Centro, Eldorado e Serraria.

Na primeira quinzena de setembro os bairros contemplados foram Vila Nogueira, Piraporinha, Taboão, Conceição e Centro. Até o momento a prefeitura instalou 6.256 lâmpadas de LED em toda a cidade.

Morador da Vila Nogueira, Ronaldo Bastos elogiou a chegada das novas lâmpadas de LED. “A Avenida Antonio Dias Adorno e a Rua Sebastião Fernandes Tourinho, da UBS, está toda iluminada.Ficou bem claro”, comemorou.

O Programa É Claro que Fica está modernizando todo parque de iluminação pública do município, trazendo mais segurança e dignidade para a população. “Todos são beneficiados com o novo programa.A prefeitura que vem reduzindo os gastos com a conta de luz e a população que merece serviço público mais eficiente e de qualidade”, afirmou o prefeito Lauro Michels.

O programa da Secretaria de Obras teve início em outubro de 2019 pelo Parque do Paço e está em expansão, chegando às principais vias do município.

Manutenção e Zeladoria

O programa “É Claro que Fica” inclui a instalação das novas luminárias, serviços de limpeza urbana, poda e sinalização viária horizontal. Antes da instalação, as vias recebem melhorias como limpeza, sinalização de trânsito, poda de árvore, tapa buraco e conserto de calçadas. A Prefeitura adquiriu também 420 novas lixeiras públicas e um mini veículo sinalizador para fazer, mais rapidamente, pinturas de faixa de pedestre e outras demarcações de trânsito.

Programa É Claro que Fica

A prefeitura vai atender metade da cidade com lâmpadas de LED dentro dos próximos meses. Com investimento de R$ 8,7 milhões, proveniente da arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa cobrada automaticamente em todas as contas de energia, a prefeitura vai instalar as luminárias de LED nas principais ruas, avenidas, praças e vielas de todos os bairros da cidade.

No total serão instaladas 10 mil lâmpadas de LED e a economia no orçamento municipal será de aproximadamente R$ 2 milhões por ano. A instalação de LED é uma ação sustentável, preserva o meio ambiente, economiza recursos e promove segurança e bem estar social.

De acordo com o Plano de Gestão Energética de Diadema, cerca de 60% da conta de luz da prefeitura é com iluminação pública.

Iluminação Pública

Para solicitar reparos de lâmpadas queimadas, informar sobre falta de iluminação, poste caído e outras ocorrências, acompanhar solicitações e fazer reclamações ou elogios, o morador pode utilizar o WhatsApp (9 7300-3455). É preciso enviar dados como nome do solicitante, nome rua, avenida, travessa ou viela, número da residência ou comércio mais próximo do poste apagado. O canal considera apenas mensagens de texto e foto, ou seja, áudios não são atendidos.

Crédito: Adriana Horvath

Comente aqui