Data: 16/09/2020 14:28 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Diadema inicia testagem de covid-19 em assintomáticos

Inquérito sorológico realizará mais de 13 mil testes em moradores que não apresentam sintomas da doença


Crédito: Reprodução

Nesta semana, a Prefeitura de Diadema inicia um inquérito sorológico de covid-19, em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde e o Instituto Butantã, que pretende testar 13.803 pessoas com mais de 18 anos de idade e que não possuem sintomas da doença. 

O teste avalia o percentual da população que já teve contato com o vírus, contribuindo para analisar a situação da pandemia em nosso município e planejar ações futuras de combate ao novo coronavírus. O prazo para coleta dos exames é de 60 dias. 

Nas duas primeiras semanas de setembro, 60 profissionais das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, passaram por treinamento do laboratório HILAB, para ter acesso ao sistema de cadastro e inserção dos testes. Os profissionais atuam em quatro pólos de testagens, localizados em unidades com maior capacidade de espaço físico. São eles: UBS ABC (referência para ABC, Canhema, Nações, Maria Tereza, Paineiras e Reid), UBS Eldorado (Eldorado, Inamar, Paulina e Ruyce), UBS Nogueira (Casa Grande, Nogueira, Nova Conquista, Piraporinha, Promissão e São José) e UBS Serraria (Centro, Conceição, Real e Serraria). 

Participação

Para que os moradores tenham a mesma chance de realizar o teste e, em atendimento à legislação eleitoral no que se refere a divulgação e comunicação,  a Secretaria de Saúde optou pela modalidade de sorteio entre as famílias cadastradas nas UBSs, realizado na semana anterior ao início da coleta. 

Os agentes comunitários de saúde (ACS) entregarão o convite no domicílio do sorteado, informando que a família que foi sorteada e deverá escolher um dos membros para realizar o exame. 

Cada teste leva, em média, cinco minutos para ser realizado. Para isso, o profissional de saúde irá colher uma amostra de sangue por punção digital, a ser encaminhada para o laboratório. 

Quem participar do inquérito saberá do resultado por aplicativo de celular. Em caso positivo, o paciente deve aguardar o contato da UBS e manter o isolamento por 14 dias, reforçando as medidas de proteção 

“É importante que a população entenda que estamos realizando testagem de assintomático. Todos são orientados, no momento da testagem, sobre os resultados, dúvidas e medidas de prevenção. Independente do resultado do exame é preciso que a população mantenha a higienização das mãos, o distanciamento e o uso de máscaras como principais medidas de proteção, para que possamos enfrentar essa pandemia até a chegada da vacina”, explica a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Diadema, Ferla Cirino. 

Abertura

Diadema está na Fase Amarela do Plano São Paulo, quando há liberação para funcionamento de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, indústria não essencial e construção civil, além de abertura com restrições de bares, restaurantes e similares, comércio, shopping center e salões de beleza. 

Serviço:

UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 - Jardim Eldorado.

UBS Nogueira. Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 285 – Vila Nogueira

UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 - Serraria.

Comente aqui