Data: 17/01/2022 11:32 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Diadema implanta gestão mais eficiente para monitorar ações do governo

SIAP permite interação dos dados das secretarias para acompanhamento dos projetos da Administração


Crédito: PMD

A Prefeitura de Diadema reativou ferramenta digital que permite gestão e monitoramento mais eficientes das ações e dos programas de governo implementados na cidade.

O SIAP (Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Projetos), desenvolvido por técnicos e gestores da Secretaria de Planejamento e Gestão, propicia o acompanhamento dos projetos presentes no Plano Plurianual Participativo (PPA), documento que norteia os investimentos da Administração para os próximos quatro anos.

Desde o início da gestão, os monitoramentos são realizados mensalmente e, em muitos casos, semanalmente, permitindo acompanhar o cumprimento dos compromissos assumidos no Programa de Governo eleito pela população.

A utilização do SIAP ampliará a eficiência e eficácia do monitoramento da execução e acompanhamento das ações do governo, aliando o planejamento com o orçamento estabelecido no Plano Plurianual.

Também melhorará a tomada de decisão gerencial das ações de governo, detectando necessidades, priorizando ações e acelerando o cumprimento das metas estabelecidas para os próximos anos.

O SIAP vai registrar, detalhar e acompanhar todos os programas, ações, projetos e atividades do PPA Participativo 2022/2025, e vai dar condições de alinhar os monitoramentos orçamentário e do planejamento. Tudo de forma rápida, eletrônica e integrada.

O sistema foi criado em 2009, mas foi abandonado nos últimos oito anos. Em 2021, passou por um processo de reestruturação para atender às novas demandas de planejamento e de monitoramento do Plano de Governo.

Também no ano passado foram realizadas oficinas com os Agentes de Planejamento e equipe das Comissões de Orçamento das secretarias para apresentação do SIAP e possibilitar uma avaliação daqueles que vão utilizar a ferramenta.

Comente aqui