Data: 04/07/2016 08:36 / Autor: Marcos Luiz / Fonte: PMD

Diadema ganha CEU das Artes e novo CRAS Inamar

Os moradores da cidade ganhram, desde sexta-feira (01/7), o CEU (Centros de Artes e Esportes Unificados) Diadema.


Crédito: Mauro Pedroso

CEU Diadema oferece opções de cultura, esporte, lazer, assistência social e cidadania. O local ganhará também uma base da GCM 24 horas. Localizado ao lado do Circo Escola (avenida Afonso Monteiro da Cruz, no Jardim União), o CEU das Artes teve investimento de quase R$ 3,4 milhões, do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Diadema, que também cedeu o terreno. Com área de 3.000 metros quadrados, a população terá um cineteatro (auditório), biblioteca, telecentro, quadra poliesportiva, quadra coberta, pista de skate, espaço criança (playground), equipamentos de ginástica, campo de areia, pista de caminhada e sala multiuso. No local também passa a funcionar o novo CRAS Inamar (Centro de Referência em Assistência Social).

Com a construção iniciada em 2013, o CEU das Artes é um moderno espaço cultural e esportivo com gestão compartilhada, ou seja, um grupo de 15 pessoas é responsável pela organização das atividades do espaço. O conselho gestor é formado, igualitariamente, por cinco representantes da Prefeitura (secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social e Cidadania, Serviços e Obras e Defesa Social), outros cinco da Sociedade Civil (ONGs, Entidades, Associações etc.) e mais cinco moradores do entorno. Este conselho, de caráter voluntário, acompanhou o desenvolvimento da obra e se reúne mensalmente.

Viviane Tapias, que participa do conselho gestor do CEU das Artes, representando o Circo Escola, acompanha a obra desde o início, em 2013. “Agradecemos à prefeitura e agora queremos convidar a população a apropriar-se do espaço e aproveitar as atividades das áreas de esporte e cultura”, afirma.

O complexo conta com uma pista de skate com medidas oficiais com corrimão e rampas de 45°. O skatista Herick Luiz, de 20 anos, comemorou, “A cidade era carente de áreas para atividades de skate, mas hoje ganhamos duas pistas apropriadas, uma no Parque Takebe outra no CEU”.

Em decorrência de sua localização estratégica, o CEU das Artes em Diadema atenderá a população dos bairros Inamar, Eldorado, Serraria, Casa Grande e Conceição.  Além de oferecer atividades integradas de cultura, esporte e lazer, o CEU vai abrigar o quinto CRAS do município, que com os demais órgãos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, vai coordenar o atendimento básico de assistência social à população local.

Cerca de 500 pessoas estiveram no evento. Entre as atrações, o público participou de oficinas de zumba, de capoeira, de artes circenses. Outra atração foi a Lira Musical de Diadema.

Comente aqui