Data: 31/07/2015 09:54 / Autor: Heitor Bisi / Fonte: PMD

Diadema forma 93 jovens do Protejo

Projeto de inclusão social para jovens de 15 a 24 anos promove a prevenção da violência


Nesta quarta-feira, 29 de julho, às 17h, no Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300 – Centro), ocorre a formatura de 93 alunos do Protejo (Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável), desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social de Diadema. Ele tem como principal objetivo proporcionar inclusão social para jovens com idades de 15 a 24 anos do município em situação de risco ou vulnerabilidade social.

Com a proposta de formação cidadã, o projeto é uma ação integrante do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Ministério da Justiça. O projeto busca combater as situações de violência urbana que atingem o segmento jovem da sociedade.

O Protejo retomou suas atividades no dia 18 de setembro de 2014, com jovens em situação de risco ou vulnerabilidade social das regiões Leste e Norte da cidade. Durante esse período foram ministradas aulas (em forma de palestra) com temas como prevenção contra uso de drogas; violência; e segurança pública. Também foram abordados temas como formação cidadã e sócio jurídica; resolução não violenta de conflitos; ensino de escrita e leitura; educação ambiental e sustentabilidade; sexualidade; autoestima; informática e tecnológica; e introdução ao mundo do trabalho. Os alunos também receberam aulas de dança, de teatro e de práticas esportivas.

TRABALHO SOCIAL
O Protejo tem como objetivo trabalhar a consciência cidadã e também estimular a participação, a liderança juvenil e o envolvimento com a comunidade. Desta forma, os alunos participaram de ações como visitas ao entorno do piscinão Taboão (na região Norte) e ao Amparo Social Asilar (que cuida de idosos) em São Bernardo do Campo.

GCM
A Guarda Civil Municipal (GCM) também esteve presente nas ações desenvolvidas pelo Protejo. Os alunos participaram das palestras do projeto “Transitando nos CFCs (Centros de Formação de Condutores)”, de educação no trânsito, que foram ministradas na Sede da Guarda. 

Na exposição, os guardas explicam aos futuros motoristas o que fazem os agentes de trânsito em seu dia a dia, além de dar dicas sobre dirigibilidade, postura e noções básicas de direção defensiva, evasiva e ofensiva.

Cada palestra começa com noções teóricas e práticas sobre trânsito. Depois é exibido um vídeo, realizado pela equipe de instrutores da GCM, abordando direção de veículo de emergência para os guardas municipais. Na sequência, a GCM mostra o porquê de não se cometer infrações de trânsito e dá exemplos práticos em uma rua próxima ao CFC. A atividade é encerrada com a confecção de um Auto de Infração de Trânsito simbólico.

Também foram realizadas visitas dos alunos à Sede Operacional da GCM, com o objetivo de mostrar aos jovens o funcionamento diário da corporação.  

Cursos profissionalizantes

A formação dos alunos do Protejo também é voltada para a qualificação profissional. O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Diadema ministra, sempre às sextas–feiras, três cursos para primeiro emprego: Inspeção de Qualidade; Assistente Administrativo; e Departamento de Pessoal. As aulas seguirão um pouco além da formatura: têm término previsto para 23 de outubro deste ano.   

Comente aqui