Data: 10/01/2020 13:19 / Autor: Marcos Luiz / Fonte: PMD

Diadema está pronta para época das chuvas fortes

Prefeitura de Diadema executa diversas ações preventivas como vistoria e monitoramento de áreas de risco, operações de limpeza de bocas-de-lobo, recolhimento de entulhos, entre outras


Defesa Civil de Diadema
Defesa Civil de Diadema

Crédito: Adriana Horvath

A temporada de chuvas fortes chegou e com ela vem também problemas como alagamentos e inundações. Para melhorar ainda mais a segurança da população, além das ações preventivas ao longo do ano, a Prefeitura de Diadema vai lançar uma campanha informativa. A mensagem principal é para que os moradores colaborem com a limpeza urbana, já que o descarte irregular de lixo também prejudica o escoamento das águas pluviais e causa alagamentos.

“Nossa campanha educativa é, principalmente, para conscientizar a população que o descarte irregular contribui para alagamentos e inundações. Temos programas municipais durante todo o ano que recolhem entulhos e bagulhos e fazem a zeladoria da cidade. Por isso, precisamos da ajuda da população para manter a cidade limpa e sem entulhos nas ruas”, explica o secretário de Comunicação, Paulo Fares.

Defesa Civil – Protagonista das ações contra desastres, a Defesa Civil de Diadema investe em treinamento e capacitação para agir em caso de necessidade. “Constantemente, nossos agentes participam de cursos nos quais se qualificam e trocam experiências com as demais cidades da região metropolitana. Além disso, mantém parceria com o Corpo de Bombeiros”, explica o secretário municipal de Defesa Social, Paulo Fagundes. Para atuar em situação de emergência, a Defesa Civil mantém estoque estratégico de colchões, roupas e outros itens essenciais para atendimentos básicos à comunidade. Em casos de desastres, os agentes têm máquinas e equipamentos como caminhão guindaste, bombas de sucção de água, motoserras e outros.

Durante todo o ano, a Prefeitura de Diadema executa diversas ações preventivas como vistoria e monitoramento de áreas de risco, operações de limpeza de bocas-de-lobo, recolhimento de entulhos e bagulhos, varrição, coleta de lixo domiciliar, entre outras. Além desse investimento na limpeza urbana e manutenção da cidade, o Poder Público Municipal também faz gestão junto ao Governo Estadual no sentido de manter limpos e em funcionamento os piscinões da cidade.

Mãos à Obra - O Programa Mãos à Obra que cuida da manutenção dos bairros vai intensificar seu calendário já a partir da próxima segunda-feira, 13/1, atuando, simultaneamente, em duas regiões da cidade: Centro e Casa Grande. Além da limpeza de bocas-de-lobo, que são importantes para captação de água pluviais, as equipes do Programa realizam serviços de tapa buraco, troca de lâmpadas, remoção de entulhos e bagulhos, pintura de guias, sinalização de trânsito, poda de árvore, capinação, roçada, reparos em abrigos de ponto de ônibus, notificação de veículos abandonados e outros. “A Prefeitura continua investindo para melhorar a qualidade de vida da população, mas espera contar sempre com a colaboração dos moradores para manter a cidade mais limpa e evitar obstrução do escoamento das águas da chuva”, explica o Prefeito Lauro Michels.

Cara Limpa – Com a filosofia de que uma cidade limpa não é aquela que mais se limpa, mas a que menos se suja, o Programa Cara Limpa é responsável pelo recolhimento porta a porta de entulhos e bagulhos. Durante o ano, o Programa percorre todas as ruas da cidade. Mas se porventura os moradores não puderem aguardar esse recolhimento anual, a Prefeitura mantém 10 ecopontos distribuídos pelo município. Com todas essas opções para a população descartar corretamente seus resíduos, atualmente a cidade ficou mais limpa e organizada.

Telefones de Emergência

- Guarda Civil Municipal e Defesa Civil: 153

- Corpo de Bombeiros: 193

- SAMU: 192

Comente aqui