Data: 06/03/2020 10:06 / Autor: Marcos Luiz / Fonte: Keila Macedo/PMD

Diadema entrega novos equipamentos para GCM e GCP

Visando a modernização do trabalho da Guarda Civil Municipal e da Patrimonial, a Secretaria de Defesa Social de Diadema entregou ontem, 5/3, à corporação, novas armas e coturnos


Prefeito Lauro Michels entrega novos equipamentos para GCM e GCP
Prefeito Lauro Michels entrega novos equipamentos para GCM e GCP

Crédito: Thiago Benedetti

Além das três carabinas calibre.40, que vão reforçar o trabalho das equipes do ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), a entrega incluiu 273 pares de botas militares para os GCMs (guardas civis municipais) e mais 173 botas do tipo borzeguim para os GCPs (guardas civis patrimoniais). O investimento totalizou R$ 142 mil.

A cerimônia de entrega, ocorrida na sede da GCM, contou com a presença do Prefeito de Diadema, Lauro Michels, além de secretários municipais e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“A GCM trabalha diuturnamente com força de vontade para servir a população. A Administração vem fazendo gestão e, mesmo enfrentando a crise econômica e a recessão, está conseguindo equipar a GCM com equipamentos de ponta”, comentou o prefeito Lauro Michels.

O secretário de Defesa Social de Diadema, Paulo Fagundes, destacou que a Guarda Civil de Diadema é a primeira da região do ABC a contar com esse tipo de armamento recém liberado pelo Governo Federal. “Diadema sai na frente com equipamentos de qualidade. Nosso objetivo é proteger a vida dos moradores e garantir o bem estar da população”.

Legislação - A aquisição desse tipo de armamento pela Guarda Civil Municipal só foi possível porque houve, recentemente, alteração da legislação federal. Essa mudança na lei possibilitou à Prefeitura licitar a compra de três carabinas semiautomáticas, modelo CTT40, calibre.40, da marca Taurus, com carregador para até 30 munições. O valor total foi de R$ 15.977,13.

“A finalidade da aquisição desse novo armamento é aumentar a possibilidade de defesa dos nossos GCMs no combate à criminalidade”, explica José Cícero, comandante da GCMD. “Já estamos providenciando o registro dessas armas junto aos órgãos competentes e encaminhando os guardas para treinamento especializado”, disse.

Já na aquisição de botas para todo o efetivo da GCM, a Prefeitura optou por produtos confortáveis e com durabilidade de cinco anos.

Outro investimento, em fase de licitação, é a compra de uniformes mais resistentes e moderno para todos os guardas civis da cidade.

Anjos da Lei – Lançado no mês passado, o Programa Anjos da Lei tem caráter comunitário e vai reforçar o patrulhamento preventivo nos bairros. Para implantação da primeira fase, a GCM recebeu cinco viaturas, sendo três veículos Volkswagen Gol, reformados com o auxílio da iniciativa privada, e dois Ford Ka, doados pela Secretaria Municipal de Transportes. Posteriormente, com a chegada de novas viaturas, o programa será estendido a mais bairros.

Todos os veículos receberam o novo layout com as cores da bandeira da cidade, novo distintivo da GCM e o símbolo internacional de polícia comunitária.

SERVIÇO

- Central de Operações da GCM: ligue 153

Crédito: Thiago Benedetti

Comente aqui