Data: 29/06/2016 22:16 / Autor: Ricardo Cassin / Fonte: PMD

Diadema encerra comemoração do Mês do Meio Ambiente

Estudantes realizam plantio de mudas por meio do projeto Plante uma Árvore Aqui , reforçam a importância do bem-estar animal e da sustentabilidade


Crédito: PMD

Encerrando as comemorações do mês de junho para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Diadema concluiu o plantio de 400 mudas de árvores, realizou palestras voltadas ao bem-estar animal e feira de adoção em parcerias com a UNIFESP e instituições da cidade.

As ações são referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente em 05/06, e tem o objetivo de sensibilizar a população para a questão ambiental, ao bem-estar animal e sobre a importância da sustentabilidade.

O plantio das 400 mudas foi realizado por mais de 300 alunos das escolas municipais e moradores. Os estudantes assistiram aulas de jardinagem e de sustentabilidade. Os moradores interagiram por meio do projeto Plante uma Árvore Aqui.

O projeto Plante uma Árvore Aqui consiste na indicação, pelo munícipe, de um local para o plantio de mudas em área pública. Após a escolha, uma equipe da secretaria realiza uma vistoria para avaliar a viabilidade do plantio. A meta da prefeitura é promover 1.000 plantios, por isso, essa ação será contínua até o final de 2016.

BEM-ESTAR ANIMAL
A Prefeitura de Diadema realizou uma palestra para alunos e professores da UNIFESP. A apresentação com o tema “A questão animal no contexto do Meio Ambiente” foi ministrada pela advogada e ex-secretária de Meio Ambiente de Diadema, Denise Ventrici, e reuniu aproximadamente 100 alunos dos cursos de Direito, Pedagogia, Educação Física e Administração.

Na oportunidade, foi abordado o cuidado com os animais, principalmente os domésticos, após dados registrados, pela prefeitura, que, aproximadamente, 35% das denúncias recebidas são referentes a maus tratos a animais.

Em complemento a essa ação, a secretaria promoveu uma feira de adoção de animais, em parceira com o Centro de Combate de Zoonoses (CCZ), na Praça da Moça, visitada por mais de 300 pessoas que tiveram a oportunidade de adotar um animal.

Para o secretário de Meio Ambiente, José Vieira Goncalves, as atividades realizadas foram muito positivas. “Os alunos interagiram com a natureza e aprenderam mais sobre o Meio Ambiente e sustentabilidade. Já a palestra para os universitários ampliou a integração com o poder público e a questão do bem-estar animal na sociedade”, avalia José Vieira.

As mudas de árvores são oriundas de compensação ambiental que visa reduzir os impactos ambientais das obras executadas na cidade. As mudas utilizadas são a Paineira, Cedro, Jequitibá, Castanha do Maranhão, Sibipiruna, Quaresmeira, Pau Formiga, Ipê Branco e Pau Ferro.

Comente aqui