Data: 14/11/2019 09:37 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Diadema empossa representantes de Conselhos Gestores de Saúde

Nesta quarta-feira (13/11), 120 membros dos 29 Conselhos Gestores dos Serviços de Saúde tomaram posse para a gestão 2019-2021. A cerimônia foi realizada no auditório do Quarteirão da Saúde


Coral
Coral

Crédito: Mauro Pedroso

Os conselhos gestores são formados por representantes da gestão do serviço, dos trabalhadores e dos usuários, que são indicados pelo Conselho Popular de Saúde. Os gestores do serviço são indicados pelo secretário de Saúde. Os demais membros são escolhidos por eleição interna para cada segmento.

O número de membros varia de acordo com o tipo de serviço, sendo quatro para Unidades Básicas de Saúde (UBSs); oito para Serviços Especializados como CR IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador(Cerest), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); e 12 para Serviços de Grande Porte como Hospital Municipal, Pronto Socorro Central e Quarteirão da Saúde. As reuniões do Conselho Gestor dos Serviços de Saúde ocorrem mensalmente.

O conselheiro irá defender o Sistema Único de Saúde (SUS) e propor ações para solucionar problemas identificados nos serviços, atendendo às necessidades de saúde da população. De acordo com a Lei Municipal 8.142/90, os representantes do Conselho Gestor acompanham as ações do governo e participam diretamente da formulação da política pública de saúde, de acordo com a necessidade da população.

Para o secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori, o Conselho tem papel fundamental na gestão SUS. “A participação social da comunidade está prevista, na Constituição Federal de 1988, como uma das diretrizes do SUS. Isso é um dos grandes ganhos do processo democrático, que Diadema incentiva e valoriza nos Conselhos de Gestores de Unidades, Conselho Popular de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, que operam de maneira integrada”, afirmou.

A cerimônia também contou com a presença da chefe de Gabinete, Caroline Rocha, trabalhadores, usuários dos serviços e demais convidados. O público ainda assistiu a palestra “Participação Social no SUS”, ministrada pela médica sanitarista Vânia Barbosa do Nascimento.

Os Conselhos Gestores de Unidades foram criados em 1996, quatro anos após a criação dos Conselhos Municipal e Popular de Saúde.

Diadema empossa representantes de Conselhos Gestores de Saúde
Diadema empossa representantes de Conselhos Gestores de Saúde

Crédito: Mauro Pedroso

Comente aqui