Data: 01/11/2019 13:29 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema

Diadema discute práticas pedagógicas em Simpósio

Nesta quinta-feira, 31/10, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Educação, deu início ao V Simpósio de Educação, no Teatro Clara Nunes


Diadema discute práticas pedagógicas em Simpósio
Diadema discute práticas pedagógicas em Simpósio

Crédito: Adriana Horvath

A programação está dividida entre palestras e trocas de experiências. Com o tema “O currículo como norteador do processo educativo: um olhar sobre a prática pedagógica”, o evento reúne 2.500 profissionais da rede municipal de Educação até amanhã, 01/11, em diversos pontos da cidade.

O objetivo principal é proporcionar momentos de reflexão unindo teoria e prática. Além disso, o Simpósio marca a conclusão da elaboração da Proposta Curricular do Município que vem sendo discutida desde 2013.

“O Simpósio de Educação oferece a todos os professores e equipe pedagógica oportunidades de qualificação, aperfeiçoamento e troca de experiências. Entendemos que isso fortalece os profissionais da rede e, consequentemente, contribui para uma educação de qualidade para nossos alunos”, explicou o secretário de Educação, Cacá Vianna.

A palestra de abertura foi da professora Ana Carolina Thomé, especialista em Educação Lúdica e Psicomotricidade. A palestrante abordou a relação da natureza com a Educação Infantil.

“É importante aumentarmos nossos conhecimentos em relação à natureza, utilizar todos os espaços da escola e fazer com que as crianças brinquem de uma forma livre. É possível realizar tudo isso com mudanças pequenas na nossa rotina”, ressaltou Ana Carolina Thomé. “A proposta é mostrar práticas que são possíveis. Precisamos de professores engajados e mostrar as boas práticas que eles estão fazendo. É importantíssimo para inspirar mais pessoas e para que mais práticas nasçam”, completou.

A abertura do V Simpósio contou com uma apresentação teatral dos alunos da creche da EMEB José da Silva Filho que encenaram o conto da Chapeuzinho Vermelho. “O trabalho na escola foi realizado no decorrer do ano com o foco na oralidade e para o desenvolvimento da fala. Escolhemos a história da Chapeuzinho Vermelho para fazer a dramatização. Os alunos vivenciaram cada parte da peça e foi um trabalho em parceria com a família. A criança quando se apaixona por uma história, leva para o resto da vida dela. É um ponto de partida para a criança ser leitora. Tudo isso vai refletir quando elas escreverem seus próprios textos no Ensino Fundamental. É um trabalho a longo prazo”, destacou a professora Karen Cristina de Freitas.

Proposta Curricular do Município

A última proposta curricular, e até então vigente, foi publicada em 2007. Com o passar dos anos, os profissionais perceberam a necessidade de revisar e atualizar os conteúdos. Em 2013, a Secretaria de Educação iniciou estudos alinhados à Base Nacional Comum Curricular e às Diretrizes Curriculares Nacionais. Em 2018, uma empresa de assessoria foi contratada para dar suporte ao que estava sendo produzido e discutido pelos profissionais da rede.

Este ano, os trabalhos em grupo e encontros de formação com todos os professores da rede foram intensificados. Com as contribuições da rede municipal de Educação, a Secretaria de Educação elaborou uma primeira versão, que passou pela revisão da equipe da assessoria, dando origem a uma versão publicada em site para a consulta dos interessados. No site, cada profissional teve a oportunidade de contribuir com sugestões, críticas e apontamentos. Até dezembro deste ano, o documento final será publicado e disponibilizado para todos.

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