Data: 11/10/2019 09:19 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Diadema destaca autoexame, mitos e verdades durante o Outubro Rosa

Serviços municipais têm programação especial para lembrar a importância do cuidado com a saúde feminina


Outubro Rosa - Quarteirão da Saúde
Outubro Rosa - Quarteirão da Saúde

Crédito: Adriana Horvath

Na manhã desta quinta-feira (10/11), mais de 100 mulheres participaram da cerimônia oficial de abertura do Outubro Rosa, realizada no auditório do Quarteirão da Saúde. Ao longo deste mês, estão sendo realizadas rodas de conversa, aulas de zumba, alongamento, dia de beleza, apresentação de coral, sessão de cinema, caminhada, palestra e meditação em Unidades Básicas de Saúde (UBS), CRAS, instituições sociais e praças. O objetivo das atividades é chamar atenção e incentivar a realização do autoexame e discutir o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

Em Diadema, o cuidado com a saúde da mulher ocorre o ano todo, de modo integral desde a Atenção Básica. “O autoexame serve para conhecer um pouco da gente, mas a mulher não é feita só de mama e sim de um corpo inteiro. Por isso, precisamos falar, também, do câncer de colo de útero e a importância da vacina do HPV. Só trabalhando com prevenção, vamos conseguir uma saúde pública com acesso, porque as pessoas vão cuidar mais de si e dos outros”, ressaltou a diretora geral do Quarteirão da Saúde, Márcia Cunha.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Silvana Guarnieri, destacou a importância feminina na construção da cidade. “Temos uma história em Diadema que poucos municípios têm. As mulheres são protagonistas no processo de crescimento da cidade, conquistando políticas públicas voltadas para elas. O que eu vejo, hoje, são políticas públicas preventivas, como as ações de saúde, o Mulheres em Movimento e hortas comunitárias. Também temos a Casa Beth Lobo, no cuidado e acolhimento da mulher que passou por violência”, afirmou.

Integraram ainda a mesa de abertura a responsável pela presidente do Conselho de Promoção de Igualdade Racial, Gabriela César de Melo; a coordenadora da Associação Se Toque Melhor, Rosita Guarnieri; e a coordenadora do Programa Mulheres em Movimento, Rosângela Raposo.

Prática

O autoexame deve ser realizado mensalmente e a avaliação pode ser feita em frente ao espelho, deitada com os braços para trás e durante o banho. Após a demonstração do autoexame e de possíveis alterações da mama, a ginecologista e obstetra Emamuelli Alvarenga Silva, especializada em histeroscopia, reprodução humana e nutrologia, palestrou sobre o câncer de mama, prevenção e mitos e verdades. “A maioria das pessoas que têm câncer de mama não possui casos na família. Esse é apenas um fator de risco. Outro mito é o de que todo câncer de mama é igual. Cada doença ocorre de um jeito e isso vai diferenciar o tipo de tratamento a ser prescrito. Se conseguirmos o diagnóstico precoce, quando a lesão é diagnosticada no início e está pequena, tem grandes chances de cura. Isso é possível”, afirmou a médica que atua nas Unidades Básicas de Saúde Promissão e São José. Além disso, hábitos como alimentação saudável, atividade física, combate à obesidade, à ingestão de álcool e ao tabagismo também são importantes para a prevenção da doença.

Música

Às quartas-feiras, o Quarteirão da Saúde realiza, orientação sobre técnicas do autoexame com o uso de uma “mama amiga” – feita em crochê e que simula possíveis alterações na mama –, além de distribuição de bexigas com mensagens sobre o autoexame. A primeira apresentação musical com voz, flauta e violão foi em 9 de outubro. As demais ocorrem em 16, 23 e 30, sempre às 9h30. A ação é uma parceria das secretarias de Saúde e Cultura.

Serviço:

Programação Outubro Rosa em Diadema *

11 de outubro

·         Das 9h às 10h30. Grupo de sala de espera com demonstração do exame de prevenção contra o câncer de mama e apresentação de informações sobre procedimentos, características da doença e resultados da prevenção.  UBS Ruyce. Av. Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

12 de outubro

·         Das 9h às 17h. Auto-exame das mamas. Atividade da UBS Canhema dentro da programação do  Sesi Band Cidadania. Sesi Diadema. Avenida Paranapanema, 1500 – Taboão.

16 de outubro

·         9h. Grupo da Terceira Idade. Instituto Eneias Tognini. Rua Yamagata, 265 – Taboão.

·         14h. Roda de Conversa – Prevenção Câncer de Mama. UBS Conceição. Rua Bororós, 80 – Vila Conceição.

·         14h. Palestra – Da coleta ao resultado. UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Canhema.

17 de outubro

·         8h30. Roda de Conversa. Cine Eldorado. Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado.

18 de outubro

·         8h30. Zumba Rosa com professora Janaína. UBS Parque Real. Rua do Tanque, 129 – Parque Real.

·         Todo o dia. Dia de Beleza, apresentação coral e serviços de saúde. UBS Vila Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.

·         Das 9h às 16h. Dia da Beleza, grupos de conscientização em relação entre o autocuidado, a autoestima e a beleza e grupos de meditação. UBS Ruyce. Av. Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

22 de outubro

·         8h30. Zumba Rosa com professora Janaína. UBS Parque Real. Rua do Tanque, 129 – Parque Real.

·         14h. Roda de Conversa. CRAS Norte. Praça Celite, s/n – Campanário.

23 de outubro

·         14h. Roda de Conversa – Prevenção Câncer de Mama. UBS Conceição. Rua Bororós, 80 – Vila Conceição.

·         14h. Orientação sobre o autoexame “Venha aprender a se tocar”. UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Canhema.

24 de outubro

·         7h30. Caminhada Outubro Rosa contra o Câncer de Mama. UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

·         8h30. Roda de Conversa. Clube Mané Garrincha. Rua dos Cariris, 195 – Piraporinha.

·         14h. Cine Rosa – Cinema com pipoca (com Dra Beatriz e fonoaudióloga Fabíola). Filme Lado a Lado seguido de discussão sobre prevenção de câncer de mama/colo de útero. UBS Parque Real. Rua do Tanque, 129 – Parque Real.

25 de outubro

·         14h. Roda de Conversa – Prevenção Câncer de Mama. UBS Conceição. Rua Bororós, 80 – Vila Conceição.

·         Todo o dia. Dia de Beleza, apresentação coral e serviços de saúde. UBS Vila Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.

·         Das 9h às 12h. Grupo de sala de espera com demonstração do exame de prevenção contra o câncer de mama e apresentação de informações sobre procedimentos, características da doença e resultados da prevenção.  UBS Ruyce. Av. Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

26 de outubro

·         8h. Caminhada. Praça Celite. Praça Celite, s/n – Campanário.

29 de outubro

·         16h. Palestra “Evolução da Mulher”, com ginecologista e obstetra Dra Simone Omonte. UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

30 de outubro

·         9h. Aula de Zumba. UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

·         14h. Roda de Conversa. CRAS Inamar. Avenida Afonso Monteiro da Cruz, xxx – Jardim União.

·         14h. Grupo Alimentação Saudável – Mulheres. UBS Conceição. Rua Bororós, 80 – Vila Conceição.

31 de outubro

·         8h. Caminhada e Lian Gong. UBS Conceição. Rua Bororós, 80 – Vila Conceição.

·         9h. Roda de Conversa. CCMI. Rua Paquetá, 23 – Jardim Rosinha.

·         Das 9h às 11h e das 14h às 16h. Massagem relaxante. UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

·         13h30. Palestra Autoestima, Meditação e Dança Circular. UBS Conceição. Rua Bororós, 80 – Vila Conceição.

Ao longo do mês

·         Das 14h às 16h. Decoração da UBS e abordagem sobre o tema em visitas, atendimentos, grupos e conversas com os usuários, com especial atenção às puérperas do território. UBS Ruyce. Av. Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

* A programação do Outubro Rosa pode sofrer alteração no decorrer do mês.

Associação Se Toque Melhor

Rua Oriente Monti, 28 – Centro.

Comente aqui