Data: 26/02/2020 17:25 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Diadema cria grupo para orientar população sobre coronavírus

As reuniões ocorrem semanalmente com técnicos da Secretaria de Saúde, Coordenadoria de Vigilância à Saúde, Urgência e Emergência, Atenção Hospitalar, Atenção Básica


Crédito: Depositphotos

Antes da confirmação do primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no estado de São Paulo, divulgado nesta quarta-feira (26/2) pelo Ministério da Saúde (MS), o município de Diadema criou, em 7 de fevereiro, o Grupo de Resposta Municipal à Emergência em Saúde Pública do Coronavírus para esclarecer a população e planejar medidas em acordo com as diretrizes do MS.

“Diadema não registrou casos suspeitos da doença. A implantação desse grupo é fundamental para informar sobre medidas de prevenção, orientar protocolos de atendimento, sensibilizar as equipes de saúde para identificar casos, notificar e tratar se necessário”, explicou o secretário de saúde, Luís Cláudio Sartori.

As reuniões ocorrem semanalmente com técnicos da Secretaria de Saúde, Coordenadoria de Vigilância à Saúde, Urgência e Emergência (PS/PA/SAMU), Atenção Hospitalar, Atenção Básica, Assistência Farmacêutica e Laboratório.

Vírus

Os coronavírus são uma grande família viral, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. A intensidade pode ser de leve a moderada e os sintomas são semelhantes a um resfriado, como febre alta, tosse e dificuldade de respirar. A confirmação é feita por exame de sangue.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente, por gotículas de tosse e espirro. Por isso, as principais recomendações de prevenção são: lavar regularmente as mãos; cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar; evitar aglomerações e ambientes fechados; não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas; e procurar o serviço de saúde mais próximo ao apresentar os sintomas.

Comente aqui