Data: 27/11/2019 16:40 / Autor: Keila Macedo / Fonte: Secom Diadema

Em Diadema, conferência debate direitos das mulheres

O evento é bienal e nesta edição teve o tema “Garantias e Avanços dos Direitos das Mulheres: democracia, respeito, diversidade e autonomia”.


Conferência debate direitos das mulheres
Conferência debate direitos das mulheres

Crédito: Thiago Benedetti

A Coordenadoria da Mulher de Diadema realizou nesta terça-feira, 26/11, na Câmara Municipal, a  VIII Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Durante o evento, foram debatidos assuntos de interesse público como violência doméstica, virtual e quais as maneiras de buscar ajuda,  como os serviços prestados pela Casa Beth Lobo, Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em situação de violência, que funciona há 28 anos no município de Diadema. A entidade presta atendimento social, jurídico e psicológico, oferece cursos de capacitação para geração de renda, além de realizar atividades socioeducativas de caráter preventivo sobre as temáticas de eqüidade de gênero e raça, violência contra a mulher, cidadania e direitos humanos, desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC).

“Lutar pelos direitos das mulheres é um dever diário extremamente importante e precisa ser divulgado, cada vez mais, para que a mulher ganhe força na sociedade, pois todas tem que buscar seu espaço para conquistar o melhor”, ressalta Caroline Rocha, secretária interina de Assistência Social e Cidadania.

Realizar a VIII Conferência Municipal é dar a oportunidade para a Prefeitura apresentar o trabalho feito pelas secretarias que desenvolvem projetos focados para as mulheres. A Secretaria de Saúde no mês da mulher promoveu caminhadas, palestras, rodas de conversa, cuidados com a saúde e serviços de beleza, além de incentivar o  aleitamento materno para diminuição da mortalidade infantil com qualificação do pré-natal na cidade.

Na área de Esportes diversas atividades são oferecidas gratuitamente a população,  cerca de 52 mil mulheres realizam atividades de recreação e lazer por meio dos  programas  “Caminhando Bem e Mulheres em Movimento”.

Para Silvana Guarnieri, coordenadora de políticas públicas, a VIII Conferência tem o objetivo principal de fazer uma avaliação de todo sistema nacional, estadual e municipal do trabalho que já foi feito.  “O que nós queremos despertar é a participação da mulher nas políticas públicas, com o objetivo das mulheres de Diadema ocuparem um espaço na sociedade e lutarem pelos seus direitos, contribuindo para a qualidade de vida”, finaliza Silvana.

O evento contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas e dentre os assuntos discutidos, a especialista em Mídias Digitais,  Lisa Branquinho ressaltou a importância de identificar uma violência virtual. “A violência pela internet, principalmente pelo WhatsApp e facebook, acabam não sendo  denunciadas pelo fato de não saber identificar quando é uma violência.  As mídias digitais podem ser utilizadas ao nosso favor, precisamos aprender a navegar de maneira positiva”, concluiu.

 Serviços oferecidos de atendimento as mulheres em situação de violência:

Casa Beth Lobo (rua Renato Barbosa, 184) – tel 4043-0737 / 4056-8331 / 4056-8341 - segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Delegacia Defesa da Mulher Diadema (rua Santa Rita de Cássia, 42 – Centro) – tel 4043-2856.

Comente aqui