Data: 03/08/2015 09:24 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Diadema celebra o Dia Mundial de Aleitamento Materno

Leite contém substâncias importantes para o desenvolvimento do bebê. UBSs realizam atividades gratuitas para estimular a prática. Monumento aos Migrantes recebe iluminação amarela


Para lembrar o Dia Mundial da Amamentação (1/8), a Secretaria de Saúde de Diadema preparou inúmeras atividades gratuitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Hospital Municipal (HM). Durante uma semana, mães e familiares terão orientações sobre os benefícios do aleitamento materno e poderão participar de atividades como teatro, grupos educativos e “mamaço”.

As Unidades confeccionaram novos murais com temas relacionados e depoimentos, além de distribuição de folhetos informativos e orientações diárias às mães sobre benefícios do aleitamento materno. Os funcionários também utilizarão o laço dourado, durante o mês de agosto, como símbolo do aleitamento materno.

Na maternidade do Hospital Municipal, haverá apresentação do coral do HM e vídeo sobre amamentação e volta ao trabalho. As atividades serão voltadas às mães que deram à luz, respectivos pais e avós, e funcionários. O objetivo é fortalecer os laços, oferecendo apoio e sensibilizando as mães nas questões de aleitamento, minimizando o desmame precoce dos bebês.

Diadema ilumina o Monumento aos Migrantes, a partir de 01/08, às 18h, na cor amarela. A cor representa o dourado, símbolo do aleitamento.
SERVIÇO:
Monumento aos Migrantes
Trevo do Km 16, Rodovia dos Imigrantes, em frente ao Corpo de Bombeiros e CIESP – Diadema.

ONDE E QUEM PROCURAR
Na maternidade municipal, as mães são incentivadas a amamentar logo após o parto. Entretanto, as dúvidas podem começar ainda durante a gestação e é com o apoio dos grupos de orientação das UBSs que as futuras e atuais mães trocam experiências e buscam informações sobre o aleitamento materno. Algumas Unidades, como a UBS Paineiras, realizam grupos de aleitamento materno e volta ao trabalho, entre outros cuidados. Para participar, é preciso procurar a Unidade mais próxima da residência.

BENEFÍCIOS
Um dos principais benefícios é prevenir a mortalidade neonatal. O aleitamento materno logo após o parto também está associado à maior duração da amamentação e maior duração do aleitamento exclusivo. Em longo prazo, é possível observar melhor desenvolvimento motor e diminuição do risco de algumas doenças como obesidade, diabetes 1 e 2, leucemia, otite média aguda, dermatite e síndrome de morte súbita infantil.

Para a mãe, a prática da amamentação logo após o parto estimula a liberação de um hormônio, chamado ocitocina e conhecido como hormônio do amor, que auxilia na contração uterina e volta do útero para o tamanho normal, e consequente perda mais rápida de peso após a gravidez, além de ter um efeito protetor nos transtornos mentais pós parto. Com o tempo, a mãe também diminui o risco de diabetes tipo 2 e câncer de ovário e mama

Criada em 1997, a Semana Municipal de Aleitamento Materno foi instituída entre os dias 1 e 8 de agosto de cada ano. Além disso, em junho deste ano, começou a vigorar a lei que institui que todo estabelecimento localizado em Diadema deve permitir o aleitamento materno em seu interior, independentemente da existência de áreas segregadas para tal fim. O estabelecimento que proibir ou constranger a mãe estará sujeito à multa de aproximadamente R$ 500.

SERVIÇO:
UBS ABC e Nações
12 de agosto, quarta-feira, às 9h
Grupo para mães e pais de crianças com até um ano de idade sobre amamentação

UBS Casa Grande
5 de agosto, quarta-feira, às 10h
Grupo para mães com bebês recém-nascidos em que serão abordados temas de aleitamento e outros cuidados

UBS Eldorado
12 de agosto, quarta-feira, às 14h
Encontro no Parque Ecológico de Gestantes e Mães que estão amamentando para uma roda de conversa com troca de experiências. No dia, haverá uma mesa de frutas para as mães.

UBS Inamar
Todas as sextas-feiras (dias 7, 14, 21 e 28), às 8h e às 15h
Teatro sobre Aleitamento Materno para participantes dos grupos BCG e Mamãe Nota Dez
28 de agosto, sexta-feira, período da tarde
Evento de encerramento com “mamaço” e homenagem às mães que realizam o aleitamento materno

UBS Piraporinha
14 de agosto, sexta-feira, às 13h30
“Mamaço”

UBS Promissão
Sempre às 14h
Os grupos de gestantes, que acontecem de acordo com a área de referência da Unidade, terão a participação de fonoaudióloga e pediatra para orientações específicas, durante o mês de agosto

UBS São José
Durante a semana, serão exibidos vídeos educativos na sala de espera da Unidade sobre Aleitamento Materno.
6 de agosto, quinta-feira, às 10h

Grupo para mães com bebês com idade entre cinco e 12 meses, em que serão abordados temas de aleitamento e introdução à alimentação complementar saudável, ensinando as mães o preparo correto dos alimentos
6 de agosto, quinta-feira, às 14h
Grupo para mães de bebês com idade até quatro meses, em que serão abordados temas de aleitamento exclusivo, manejo e incentivo à manutenção do aleitamento, e técnicas de armazenamento quando a mãe volta ao trabalho.

A cor amarela representa o dourado, símbolo do aleitamento.
A cor amarela representa o dourado, símbolo do aleitamento.

Crédito: Marcos Masuda

Comente aqui