Data: 12/09/2019 17:10 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Diadema apresenta trabalho na Jornada de Gestão de Tecnologias em Saúde


Diadema apresenta trabalho desenvolvido na I Jornada de Gestão de Tecnologias em Saúde
Diadema apresenta trabalho desenvolvido na I Jornada de Gestão de Tecnologias em Saúde

Crédito: divulgação/PMD

De 9 a 11 de setembro, duas ações desenvolvidas pelo Serviço em Controle de Infecção Relacionado à Saúde (SCIRAS) da Prefeitura de Diadema para qualificar o cuidado com paciente foram selecionadas para apresentação oral na I Jornada de Gestão de Tecnologias em Saúde e Interfaces com Segurança do Paciente, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O objetivo do evento, promovido pelo Grupo Temático Informação em Saúde e População (GTISP) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e voltado para profissionais e gestores de saúde, foi estimular o engajamento no cuidado mais seguro aos usuários dos serviços de saúde.

O projeto “Implantação de visitas técnicas pelos SCIRAS em ambulatório de especialidade” destacou o resultado de visitas técnicas, realizadas entre agosto de 2018 e junho de 2019, em diversos setores do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS). Por meio de entrevistas sobre intervenções necessárias, foi possível encontrar 141 situações, como necessidade de revisão de procedimentos, reorganização de fluxos e setores. Dessas, 68,8% (97) foram totalmente solucionadas, 18,5% (26) parcialmente resolvidas e 12,7% (18) aguardavam recurso financeiro para serem sanadas. Entre os ganhos pós pesquisa estão a adequação de instalações e a construção de novo expurgo para limpeza e desinfecção de materiais.

“Com as visitas, foi possível identificar os pontos a serem melhorados e realizar as intervenções necessárias, além de envolver toda equipe neste processo destacando-se maior proximidade entre serviço, prática e usuário”, afirmou a diretora de Enfermagem do Quarteirão da Saúde (QS), Marcelle  Bianco, que ministrou sobre o tema.

Outro destaque foi o projeto “Promovendo o Cuidado Seguro: uso da caixa da verdade para adesão da higienização das mãos”, que destaca a higienização das mãos como principal medida de impacto na prevenção de infecções relacionadas à atenção à saúde. Para isso, foram feitas visitas itinerantes nos setores de serviços de saúde de Diadema, nas quais a equipe do SCIRAS abordava profissionais, propondo uma simulação de higienização das mãos com solução alcoólica e decodificador. Após a simulação, o indivíduo colocava as mãos dentro de uma caixa preta com luz negra, denominada “Caixa da Verdade”, que reagindo com o decodificador iluminava as regiões bem higienizadas, destacando as áreas que não foram limpas. Os participantes da experiência recebiam informações sobre higienização correta das mãos, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De janeiro de 2018 a julho de 2019, passaram pela Caixa da Verdade 380 profissionais de saúde que puderam atualizar seu conhecimento, tirar dúvidas, ser indutor de mudanças em seus setores, promovendo um cuidado seguro. O trabalho foi apresentado pela técnica de enfermagem Cristiana Viana. A equipe ainda é formada pela diretora geral do QS, Márcia Cunha, pelas enfermeiras Soraya Coraza e Mariana Campos e pela técnica de enfermagem Bruna Santana.

“O evento trouxe inovações referentes a tecnologias de saúde interligadas à segurança do paciente. A apresentação de Diadema sensibilizou os profissionais do serviço quanto a maior integração entre os processos de trabalho, trabalho em equipe, desenvolvimento de visão critica e reflexiva sobre a realidade do serviço, percepção entre gerenciamento em enfermagem e assistência prestada ao usuário, entre outros aspectos. Isso resulta em um atendimento mais seguro, em relação ao risco de contaminação e infecções, e cada dia melhor”, ressaltou Marcelle.

Comente aqui