Data: 20/10/2021 19:27 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema

Diadema apresenta práticas exitosas de Economia Solidária em encontro nacional online

O município participará do painel “Economia Solidária e o Desenvolvimento Local e Sustentável”


Crédito: Divulgação

Diadema participa nesta quinta, dia 21, do encontro “II Formação de Gestores 2021”, da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, que será realizado de forma on line. O evento, que ocorre entre os dias 19 e 21 de outubro terá como tema “A Economia Solidária e o Desenvolvimento Local Sustentável – Uma Estratégia para o Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros”. O encontro conta com o apoio da Estratégia ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável); NEPESC (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia Solidária, Criativa e Cidadania), da Unesp - Universidade Estadual de São Paulo – campus Araraquara; e da FNP (Frente Nacional de Prefeitos).

O município participará do painel “Economia Solidária e o Desenvolvimento Local e Sustentável”, que contará com as presenças de Arildo Mota Lopes – diretor de Economia Solidária e Trabalho, da secretaria de Desenvolvimento de Diadema (SEDET); Nathan Mello, subsecretário de Economia Solidária de Maricá (RJ); e de Manuela Mello, presidente do Banco Comunitário Mumbuca, também de Maricá. Na ocasião Arildo exporá aos presentes o Programa Recicla Diadema (programa de Reciclagem da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e todas as ações que a SEDET realiza no apoio às cooperativas e associações aos recicladores do município (como assessoria na gestão, acompanhamento, capacitação e formação delas), além da remuneração dos recicladores pela Prefeitura para realizarem a coleta seletiva na cidade, por meio de leis aprovadas este ano na Câmara Municipal.

Diadema também estará representada no painel “Economia Solidária – Integração de Políticas Públicas e Democracia Participativa”. Mariana Giroto, chefe de Divisão da Economia Solidária da SEDET participará como facilitadora do debate.

Comente aqui