Data: 10/06/2021 18:55 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema

Diadema antecipa vacinação dos profissionais da educação de 18 a 44 anos para sexta (11)

A imunização ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes, das 8h30 às 16h


Crédito: Adriana Horvath

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacina a partir desta sexta-feira (11), os profissionais da educação com idade entre 18 e 44 anos. A imunização ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes, das 8h30 às 16h, por livre demanda, ou seja, basta que o trabalhador que já teve seu cadastro aprovado na plataforma “Vacina Já Educação” compareça ao posto de vacinação, com o documento de identificação pessoal, comprovante do "Vacina Já Educação" com QR Code e comprovação que está atuando em escola com sede em Diadema (crachás ou holerites, impresso ou virtual).

Esse grupo prioritário engloba os profissionais que atuam nas escolas da Educação Básica públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas. É composto por professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e faxineiras, secretários de escola, diretores e vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e cuidadores.

A partir desta sexta-feira (11), também está liberada a vacinação para pessoas com 58 anos sem comorbidades. Esse público precisa apresentar, no momento da vacinação, o documento de identificação pessoal e comprovante de residência de Diadema e/ou carteirinha da UBS.

VACINAÇÃO DOS TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA

A Prefeitura de Diadema iniciou, nessa quinta-feira (10), a vacinação dos trabalhadores de limpeza urbana do município. A aplicação da vacina contra a covid-19 para esse público foi dividida em duas Unidades Básicas de Saúde: Nogueira e Serraria, das 8h30 às 16h.

O prefeito José de Filippi Júnior, a vice-prefeita Patty Ferreira e a secretária municipal da Saúde, Rejane Calixto, estiveram na UBS Serraria pela manhã acompanhando o início dos trabalhos.

“Hoje é um dia de alegria, de dever cumprido, pois estamos iniciando a vacinação do pessoal da Limpeza Urbana. Quero agradecer todos os trabalhadores da saúde pelo trabalho, dedicação e carinho deles. E nós, estamos fazendo nossa parte, acelerando a vinda da vacina para que possamos vacinar toda a população acima de 18 anos de Diadema. É uma alegria estar aqui e vamos continuar dessa forma. O melhor modo de fazer saúde é fazendo a prevenção e evitando que as pessoas adoeçam”, disse o prefeito José de Filippi Júnior.

Só está autorizado a tomar a vacina o trabalhador que estiver em lista enviada à Secretaria de Saúde pela Secretaria de Obras. No momento da primeira dose, será necessário apresentação do documento de identificação pessoal com foto.

Fernando da Costa foi um dos primeiros vacinados. “Como cidadão diademense é uma honra ser um dos primeiros garis da cidade e do ABC a tomar a vacina. Como disse após tomar a vacina: a “Sua Vida Importa pra Mim”, que é o certo e correto. Não é só pensar em nós, temos que pensar no nosso próximo também, por isso, é importante tomar a vacina”.

Ana Cláudia da Silva Pedro trabalha há 10 anos na área e foi uma das contempladas. “A gente não tinha nem previsão de quando tomaria a vacina, mas quando soube dessa antecipação fiquei muito feliz por esse momento. Estou feliz por ter tomado a primeira dose, mas a gente também tem que se prevenir, não é só tomar a vacina, porque a pandemia ainda não acabou”. 

Cosmo Lucas Silva Serafim disse que é maravilhoso ser vacinado. “Essa doença não é brincadeira, ela está matando mesmo. Tenho filho, família e no nosso ramo do serviço fica exposto, não pode parar porque é considerado serviço essencial, então fico me sentindo mais seguro com a primeira dose da vacina. É muito importante tomar a vacina e ficar imune”. 

TRABALHADOR DA SAÚDE

Nesta quinta-feira (10), aconteceu o primeiro dia de repescagem da vacinação de profissionais da saúde autônomos. Foram vacinados com as primeiras doses (D1) cerca de 350 profissionais.

Marcelo Silva de Oliveira e Samantha Rafaela de Freitas trabalham em hospital e ficaram sabendo da abertura do agendamento no site da PMD por uma colega em comum. “Uma amiga nossa viu e mandou mensagem avisando. Achei que ia pegar fila e foi muito rápido. Estou satisfeito”, disse Marcelo. “A gente ficou com medo de ter fila, mas foi rápido”, concordou Samantha.

Amanhã (11/06), acontece mais um dia de vacinação. Só serão atendidos os trabalhadores que realizarem agendamento prévio no site http://scriptcaseprod9.diadema.sp.gov.br/vacina. Após o cadastro, o trabalhador deverá comparecer ao Quarteirão da Saúde (avenida Antônio Piranga, 700), munido de documentos pessoais que comprovem ser trabalhador da saúde (crachá, carteira de trabalho ou conselho de classe) e vínculo com o município de Diadema.

O agendamento não garante a vacinação, pois será obrigatória a comprovação da atuação profissional e do vínculo de trabalho ou de residência com o município. Exclusivamente para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais não será exigida a comprovação de atuação. Para estas categorias profissionais será exigida, apenas, a apresentação da carteira do Conselho de Classe e o comprovante de endereço de Diadema. Neste dia também serão vacinados veterinários e educadores físicos vinculados a instituições de saúde e que comprovem vínculo com Diadema (trabalho ou residência).

Comente aqui